Além de adotar barba, cabelo curto e roupas masculinas na novela "A Força do Querer", Ivana (Carol Duarte) vai dar mais um passo em sua transição de gênero. A filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) passa a se chamar Ivan e começa a trabalhar como jardineiro de Silvana (Lília Cabral), ganhando R$ 1.000 por mês por decisão da tia. A nova etapa da vida da jogadora de vôlei começa depois de passar alguns dias morando com Nonato (Silvero Pereira) e ao voltar para casa avisar à família da sua decisão de mudar de sexo.
A essa altura, a irmã de Ruy (Fiuk) já terá assustado a mãe ao aparecer com pelo no rosto e apanhado dela ao ser confundido com homem por Garcia (Othon Bastos). Depois de pular três semanas no tempo, a trama de Gloria Perez vai mostrar Ivana se referindo a si mesmo no sexo masculino e voltando a morar com o motorista. Para ajudar nas despesas e, ao mesmo tempo, para continuar a tomar hormônios, a filha de Joyce começa a buscar emprego. Como não consegue ser balconista ou vendedor, fica arrasada. Ao saber disso, Biga (Mariana Xavier) procura Silvana para que ela ajude a sobrinha, que decide ainda retirar os seios. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (9).
Em cena prevista para ir ao ar no capítulo do dia 6 de setembro, Eurico (Humberto Martins) questiona a decisão da mulher de empregar um profissional especializado em flores e plantas. "Pra que um jardineiro? Nós não temos jardim aqui pra precisar de jardineiro", aponta. "São plantas. Quero encher isso aqui de plantas, e aquelas da varanda estão muito caídas. O jardineiro vai fazer ficarem bonitas de novo. Já contratei. Mil reais e não se fala mais nisso. O primeiro mês é adiantado porque ele vai trazer o projeto do jardim, você me dá hoje à noite porque amanhã cedo ele está vindo e eu tenho que pagar", responde a mãe de Simone (Juliana Paiva).
A prima de Ivana acredita que a mãe, prestes a se internar por conta do vício, quer usar o dinheiro para jogar. "Você está sempre esperando o pior de mim, não é? Não tem mesmo jardineiro nenhum. Mas tem sua prima! Tem a Ivana passando necessidade. Tentando arranjar emprego em balcão e sendo recusada. O jardineiro é ela! Tá?", revela. Não demora muito para a arquiteta receber a sobrinha em casa e se surpreender com o visual masculino dele. "Ivan... Meu jardineiro", diz. "Obrigado, tia, obrigado. É como nascer de novo, mas nascer de mim: o psicológico, o corpo, tudo sendo gestado, sendo parido, dentro de mim mesmo", responde Ivana.
(Por Guilherme Guidorizzi)