As coisas não andam nada boas para Danilo (Rafael Cardoso) na novela "Espelho da Vida". Preso acusado de roubar Júlia (Vitória Strada) e quase assassinado na cadeia por Gustavo Bruno (João Vicente de Castro), o pintor vai ser abandonado no presídio pela mãe, Hildegard (Irene Ravache). Isso acontece porque a encarnação passada de Margot (Irene Ravache) irá duvidar que a mocinha espera um filho dele, afirmando que o bebê é herdeiro do marquês. As cenas vão ao ar no dia 4, segunda-feira de carnaval, antecipa o colunista de TV Daniel Castro. Nessa altura, o folhetim espírita já estará na sua reta final.
Apaixonado pela filha de Eugênio (Felipe Camargo), Danilo se encontrou com a jovem em um convento e acabou tendo noite de amor com a garota, já noiva de Gustavo. Júlia aceitou compromisso com o marquês para impedir que ele fosse assassinado, mas vai deixar claro que repudia o vilão e chega a rejeitar beijo do futuro marido. Determinada, a jovem com frequência castigada pelo pai manda que Gustavo não a toque mais. Enquanto isso, Hildegard fica revoltada ao ver o filho colocar em risco a própria vida por conta de Júlia e afirma que não vai mais lhe ajudar a deixar a cadeia. A matriarca vai fazer ainda de tudo para o filho se convencer que não é o pai da criança, mas é em vão.
Ao mesmo tempo, Otávio (Patrick Sampaio), que evitou a morte de Danilo, vai se tornar aliado do pintor. Será através do irmão de Gustavo que o artista descobre a gravidez da amante. Logo depois, Otávio resolve ajudar o rival do seu irmão a deixar a cadeia. Nesse meio tempo, Dora (Alinne Moraes), a falsa amiga de Júlia, intercepta a mensagem e também descobre da gravidez da filha de Eugênio e Ana (Júlia Lemmertz). Hildegard, por sua vez, mais calma, conta ao marido, Augusto (Reginaldo Faria), que continuará dando proteção ao único filho.
Também na reta final da trama espírita, finalmente Daniel (Rafael Cardoso) vai conhecer Alain (João Vicente de Castro), de quem foi rival na vida passada. Os dois estarão no Rio de Janeiro, assim como Isabel (Alinne Moraes) e Priscila (Clara Galinari). Durante um passeio pelo Pão de Açúcar, a menina sai da vista do pai e quase é atropelada. Ela só escapa porque o fotógrafo evita a tragédia. Daniel estará no Brasil após decidir ir atrás de Júlia, a jovem que aparece em seus sonhos. Logo depois, ele convence sua terapeuta, Letícia (Letícia Persiles), a dar palestra em Minas Gerais, abrindo uma chance para a profissional ir a Rosa Branca.
Leia também sobre a novela "O Sétimo Guardião": Gabriel dá fora em Luz e provoca crise de ciúme de Júnior
(Por Guilherme Guidorizzi)