"Chocolate com Pimenta" está de volta à Globo ainda neste mês para sua terceira reprise, agora na faixa pós-"Jornal Hoje", às 14h45. De autoria de Walcyr Carrasco, a novela de 2003 substituirá "O Cravo e a Rosa" (veja finais clicando aqui) para recontar a história de Ana Francisca e Danilo, vividos por Mariana Ximenes e Murilo Benício (descubra ou relembre o que aconteceu com os mocinhos no final).
Paralelamente, o público se divertiu com a curiosa história de Bernadete/Bernardo (Kayky Brito), criado como menina, mas que na verdade é um garoto, na novela reprisada em 2006, 2012 e 2020 (esta no Canal Viva). E você se lembra por qual motivo Bernardo se transformou em Bernadete?
E o rapaz é filha, ou melhor, filho de Jezebel (Elizabeth Savala) ou não? O Purepeople te conta o grande mistério da novela ambientada nos anos 1920.
+ se você está ansioso para 'Travessia', descubra a história principal da novela das nove
A falsa identidade de Bernardo começa quando Jezebel engravida, adoece e promete dedicar o bebê à uma santa. Acontece que a irmã de Ludovico (Ary Fontoura) não consegue levar a gestação adiante e para manter a promessa resolve adotar uma criança.
É aí que entra em cena Cândida (Yeda Dantas), empregada de Jezebel, e mãe biológica de Bernardo. A mulher sem ter como dar uma criação melhor para o filho entrega a criança para Jezebel, ficando ela mesma, Cândida, responsável pelos cuidados de Bernardo, agora Bernadete, e escondendo, claro, que teve um menino e não uma menina.
Por sua vez, Jezebel sempre nota uma coisa de errada com sua "filha". Já Bernadete aumenta as suspeitas de que algo errado não está certo quando se vê "atraída" por Cássia (Luiza Curvo) e após um tempo pede ajuda a dona Mocinha (Denise Del Vecchio).
Sem muita saída, Jezebel decide levar Bernadete ao médico. O profissional para espanto de todos revela que a garota é na realidade um garoto. Bernadete então corta os cabelos, deixa os vestidos de lado, adotando roupas masculinas e passa a se chamar Bernardo.
Além disso, engata um romance com Cássia.