O já conhecido mistério do "quem matou", constante na obra de Gilberto Braga, começa no capítulo desta quinta-feira (13), na novela "Babilônia". Murilo (Bruno Gagliasso) será assassinado com um furador de gelo cravado nas costas, durante a festa de aniversário de Alice (Sophie Charlotte). Dentre os pelo menos dez possíveis autores do crime presentes na boate, Inês (Adriana Esteves) será apontada como principal suspeita, por causa de uma armação de Beatriz (Gloria Pires).
Mau-caráter e envolvido em negociatas escusas, o que não falta a Murilo são inimigos e ameaças de morte. Beatriz, que está sendo chantageada pelo comparsa, preparou uma explosão para matá-lo, mas o plano falhou porque ele foi salvo pelo irmão. A arquiteta, sem dúvida, está na lista dos suspeitos. Vinícius (Thiago Fragoso) também tem motivo: o irmão adotivo atentou contra a sua vida duas vezes. Além disso, o advogado descobriu o envolvimento dele nas armações contra Regina (Camila Pitanga), que foi vítima do malandro e pode não ter resistido ao desejo de vingança.
Alice descobriu a traição e mentiras do namorado, além de tê-lo visto jogar Cris (Tainá Müller) da escada. A própria cunhada do vilão, após o atentado que faz com que ela sofra um aborto, tem motivos de sobra e já mostrou que é capaz de matar. Evandro (Cassio Gabus Mendes), seu arquirrival, perdeu a mulher que ama por uma armação de Murilo e já ameaçou matá-lo; tal como Tadeu (Cesar Melo) por causa de Wolnei (Peter Brandão) e Diogo (Thiago Martins) por ciúme de Beatriz. E por fim, Helô (Carla Salle), que sempre foi coagida, humilhada e usada pelo cafetão.
Inês fica na mira da polícia
Que Inês tem motivos para ter matado Murilo, não é novidade, pois ela já fui seduzida por ele a mando de Beatriz e passou por uma humilhação. Além disso, a advogada não se conforma com o envolvimento da filha com ele e quer que ela reate com Evandro. Porém, a loira será apontada como principal suspeita do assassinato devido a um armação de Beatriz.
De acordo com a colunista do jornal carioca "O Globo", Patrícia Kogut, a vilã age mancomunada com Otávio (Herson Capri), para subornar um barman da boate de Guto (Bruno Gissoni) para dizer à polícia que viu Inês pegar o furador de gelo - arma do crime -, no balcão do bar. Na delegacia, o funcionário assiste às imagens das câmeras de segurança ao lado da delegada Vera (Maíra Charken) e de Zé Henrique (Antônio Gonzalez), e finge reconhecer a mãe de Alice, quando ela aparece.
"Ela me pediu mais gelo, aproveitou que eu virei de costas, pegou o furador e guardou na bolsa, achou que eu não tava vendo", ele afirma. "Pena que o corpo dela impede a visão!", alerta a delegada, porém o rapaz insiste: "Mas eu vi ela guardando o furador". Questionado pelo motivo de não ter procurado a polícia antes, o atendente alega que achou melhor espear o depoimento e completa: "Eu não sabia quem era essa mulher. Só hoje, quando vocês me mostraram essas fotos, é que eu reconheci ela".
(Por Samyta Nunes)