Na novela 'As Aventuras de Poliana', a saga de João (Igor Jansen), que começou com uma denúncia ao conselho tutelar, chegará ao fim. O menino decide ficar em São Paulo, enquanto sua mãe volta para o Ceará e desagrada Filipa (Bela Fernandes) e Débora (Lisandra Cortez). A menina fica furiosa com a notícia de que João começará a estudar na escola e arma um plano contra ele, levando-o a ser fotografado no primeiro dia de aula, na frente de todos, só de cueca. Débora fica com raiva porque o menino é acolhido por Marcelo e faz um plano para tirá-lo da escola.
Depois de muita indecisão, levando Poliana (Sophia Valverde) a orar pela situação de João e Josefa (Luciana Vidal), pedindo o melhor para a família do amigo, João decide ficar em São Paulo. Isso só é possível porque Marcelo (Murilo Cezar) se oferece para ser responsável por ele e porque a diretora Ruth (Miryam Rios) vai até a casa de Luísa (Thais Melchior) dizendo o resultado da prova que João fez para entrar na escola Ruth Goulart: ele passou. Quando Josefa sabe da notícia, ela logo conta a Marcelo, que, por sua vez, conta para Débora, já que voltou com ela graças a uma armação. A professora de dança não gosta nem um pouco da ideia de Marcelo como responsável por João, de quem está próximo desde que o encontrou desmaiado na escola, e já começa a pensar em um plano.
Tudo parece bem e João tem uma despedida emocionante com sua mãe, Josefa, que foi trazida para São Paulo por Marcelo quando ele voltou de sua viagem ao Ceará, para a qual chamou Luísa. Mas, logo no primeiro dia de aula, as confusões começam a aparecer. Tudo parece normal e João conversa com Éric (Lucas Burgatti) no intervalo, mas Filipa propositalmente derrama suco na calça do menino. Quando ele vai ao banheiro limpar a sujeira, Hugo (Henry Fiuka) rouba sua calça. Marcelo percebe sua ausência na aula e pergunta para Poliana porque João não está na sala de aula. Nesse momento, Verônica (Mylla Christie), Branca (Lílian Blanc) e Arlete (Letícia Tomazella) chegam na escola com um fotógrafo e um repórter, querendo fazer uma matéria sobre a entrada de João na escola. Elas tentam convencer Ruth a aprovar a matéria e João acaba sendo fotografado só de cueca. Ruth e Helô (Elina de Souza) perguntam para o João quem pegou sua calça e Marcelo leva o culpado, Hugo, à diretoria para entregar a roupa. O valentão explica que encontrou a calça de João no chão e os dois são liberados, mas, não satisfeito, Hugo continua provocando o amigo de Poliana na sala de artes e os dois acabam quebrando a escultura de Salvador (Eduardo Semerjian), que fica desolado. A diretora liga para Verônica e avisa que Filipa está suspensa, pelo que fez à João.
Desde que descobre que Marcelo será o responsável por João, Débora não deixa o menino em paz. Ela comenta com Salvador que vai dificultar a vida do menino e começa a pensar em um plano para afastá-lo da escola. Ela chama a atenção de João durante um jantar, e depois ele conversa com sua mãe ao telefone, contando as novidades sobre o primeiro dia de aula. Enquanto Débora monta seus planos, João e Poliana não desconfiam de nada e começam a combinar uma apresentação em conjunto para o Concurso de Talentos de Ruth Goulart. João fica mais atento depois que Marcelo chama sua atenção, dizendo para ele melhorar o comportamento na escola, e fica ainda mais chocado quando vai a casa de Luísa e ouve uma conversa dela com Marcelo, em que ela conta que desconfia de que Josefa roubou um vaso da casa antes de voltar para o Ceará. Na verdade, o vaso foi roubado por Waldisney (Pedro Lemos), sem que ninguém soubesse.
(Por Raphaela Fernandes)