Por causa do preconceito de Pedro (Emílio Dantas), Gema (Louise Cardoso) e Raul (Val Perré) não conseguiram ficar juntos na primeira fase da novela "Além do Tempo". Mas assim como os protagonistas e demais personagens, eles agora têm uma outra chance de viver esse amor, na nova encarnação. E além da afinidade instantânea que surge entre os dois, o casal terá também a mediunidade de Mateus (Cadu Libonati), que terá uma visão da mãe com o fotógrafo em outras vidas nos próximos capítulos da trama das seis.
Mateus, assim como Michele (Maria Joana), é um personagem que não fez parte do convívio dos demais na existência passada, no século XIX. Ele é um rapaz sensível, fruto do casamento de Gema e Queiroz (Zé Carlos Machado), e sua mediunidade vai ser importante para revelar a relação que a mãe teve com Raul na vida anterior.
Em cenas previstas para irem ao ar a partir de segunda-feira (16), o jovem tem uma visão de Raul e Gema juntos em outras vidas. Intrigado, ele começa a fazer perguntas à empresária sobre o fotógrafo, que está em Belarrosa acompanhando Bernardo (Felipe Camargo), seu parceiro de trabalho e amigo próximo. Ainda confuso, Mateus quer entender o que está acontecendo e o que viu.
Queiroz descobre desenhos de Gema e Raul feitos pelo filho
Perturbado com a visão, Mateus então desenha as imagens do passado que perpassam sua mente. Mal sabe ele que esse gesto ingênuo vai causar problemas para a mãe, pois Queiroz vai encontrar as ilustrações traçadas pelo filho e fica descontrolado de ciúmes, pensando que foi traído por Gema com o forasteiro. Furioso, ele decide ir falar com Raul. Será que vem mais confusão por aí?
Nesta nova fase, em vez de dona de casa e mãe de Anita (Leticia Persiles), Gema é dona de uma agência de enoturismo, que tem um casamento infeliz com Queiroz. Mãe biológica e afetuosa de Mateus, ela quer adotar Chico (João Gabriel D'Aleuia), o filho de sua falecida empregada doméstica. Na vida passada, o menino era filho de Raul, que era jardineiro.
(Por Samyta Nunes)