O romantismo e a ingenuidade de Anita (Leticia Persiles) a deixaram numa situação delicada, na novela "Além do Tempo". Após se apaixonar à primeira vista por Roberto (Rômulo Estrela), a jovem caiu na lábia do sedutor e se entregou a ele. Mas depois da algumas noites de amor, ela descobriu que está grávida e foi rechaçada pelo suposto noivo. Por sorte, o amor de Afonso (Caio Paduan) surgirá como um alento para tanta decepção: o rapaz se dispõe a se casar e assumir o filho que ela espera. As cenas estão previstas para irem ao a partir de 7 de outubro.
Desde que foi trabalhar no casarão dos Castellini, Anita despertou o interesse de Afonso, que logo a pediu em namoro. Porém, a moça sempre sonhou em viver uma paixão arrebatadora e como só sentia pelo filho de Zilda (Nívea Maria) carinho e amizade, a relação dos dois só durou até a chegada de Roberto. Contudo, o irmão de Melissa não passa de um canalha, que a princípio tentou seduzir Lívia (Alinne Moraes) e depois topou cortejar Anita para ajudar a irmã a reatar seu noivado com Felipe (Rafael Cardoso).
Sem malícia, a filha de Gema (Louise Cardoso) acreditou nas promessas do Don Juan, que se disse apaixonado e jurou que se casaria com ela. Enquanto isso, o pobre Afonso foi obrigado a ver de perto o romance da amada com o mau-caráter. E Roberto, de olho no tesouro de Massimo (Luis Melo), pediu a mão de Bianca (Flora Diegues) em casamento, para desespero de Anita, apavorada com a gravidez.
Afonso assume seu amor por Anita e lhe propõe casamento
Os enjôos e desmaios de Anita já dão sinais de que ela está esperando um filho e ser mãe solteira no século XIX significa cair em desgraça. Só que nos próximos capítulos Afonso descobre a gravidez da colega de trabalho e confessa à mãe que ama a irmã de Pedro (Emílio Dantas).
Anita, desesperada, tenta falar com Roberto mais uma vez, e exige satisfações sobre o posicionamento dele diante da situação, mas não consegue nada. É então que Afonso se oferece para casar com ela e assumir a paternidade da criança que está esperando, o que à época, é uma verdadeira salvação. E agora, será que ela aceita?
(Por Samyta Nunes)