Na novela "Além da Ilusão", Olívia (Debora Ozório) vai revoltar Joaquim (Danilo Mesquita) ao comandar uma greve na Tecelagem Tropical. A garota que está por trás de um segredo (spoiler no link) convoca os colegas de trabalho a cruzarem os braços depois que o vilão demite Felicidade (Carla Cristina Cardoso). Grávida, a tecelã perde o emprego após passar mal e vomitar em um dos tecidos. "Maldita comunista. Essa garota é um perigo", esbraveja Joaquim ao não ver outra saída a não ser atender os funcionários.
Além de demitir Felicidade, o filho de Úrsula (Bárbara Paz) rejeita pagar o que deve à gestante, revoltando a personagem de Debora, que identifica semelhança entre ela e sua tecelã. A jovem, então, reúne os demais tecelões. "Atenção camaradas da Tecelagem Tropical! Não podemos aceitar o que aconteceu ontem com a nossa querida Felicidade. Ela está esperando um bebê. Não pode ser descartada como um tecido defeituoso", inicia Olívia, que no futuro terá um envolvimento com um padre.
"Precisamos mostrar aos patrões que não estamos satisfeitos com isso. Que não vamos aceitar essa demissão. O doutor Joaquim foi desumano, cruel, insensível e tirano", prossegue em seu levante. É aí que Joaquim flagra o motim e se revolta. "Mas o que é isso, um levante? Voltem todos agora ao trabalho", ordena, antecipa o colunista Daniel Castro.
Só que Olivia faz os funcionários não se driblarem ao patrão. "Só voltaremos quando devolverem o emprego para a dona Felicidade. Pode contar até mil que a gente não sai daqui", avisa a filha de Benê (Claudio Jaborandy). A paralisação chama a atenção de outros responsáveis pela tecelagem e Isadora também critica o noivo.
"Mas o que é isso, Joaquim? Não pode tratar os nossos funcionários assim", bronqueia a modista, cujo pai retomará a consciência rapidamente para desespero de Davi (Rafael Vitti). "Posso. Sou o diretor operacional da tecelagem. Tenho que impor autoridade, ou então isso aqui vira um rendez-vous (bordel em francês)", rebate o vilão, prestes a aceitar plano da mãe de roubar a empresa da namorada.
Só que Joaquim acaba derrotado e leva um passa-fora de Violeta (Malu Galli). "Nunca ouviu dizer que uma mulher grávida sente fortes enjoos? Olívia e Felicidade, à minha sala, por favor. Agora", determina a mãe de Isadora e Elisa. Por fim, Joaquim tenta se consolar com a mãe, humilhando Olívia. "Justamente por isso você tem que mantê-la sob constante vigilância. Cabeça fria", aconselha Úrsula.