Conforme previsto por Tião (José Mayer), a chegada de Laura (Heloisa Jorge) ao Brasil vai desestabilizar Helô (Cláudia Abreu), deixando-a insegura e cheia de ciúmes de Pedro (Reynaldo Gianecchini), na novela "A Lei do Amor". Já na primeira vez que vê a rival, justamente no reencontro do velejador com a angolana, a galerista não consegue dissimular seu incômodo e acaba discutindo com o amado, nos próximos capítulos da trama das nove.
De acordo com a coluna Telinha do jornal "Extra", Laura vai visitar Pedro após saber da morte de Fausto (Tarcísio Meira), e, surpreendido, ele abraça a ex, chorando. "Pode chorar... eu estou aqui", ela o conforta, e lamenta que tenha chegado em um momento de tristeza. "Apesar de tudo, é muito bom ter você aqui e saber que você está por perto... Você é e sempre será uma pessoa muito importante e muito querida, Laura...", ele declara.
A essa altura Helô já vai estar sabendo da presença e do histórico de Laura, e fica angustiada. Letícia (Isabella Santoni) percebe e questiona: "Que foi, mãe? Tudo isso é ciúme?". "Eu não sei quem é Laura, nunca ouvi falar...", admite a mãe da jovem, alterada pela insegurança, a garota aconselha-a seguir seu coração e procurar Pedro. "Claro que confiança é fundamental numa relação saudável... Mas quem ama cuida", completa, e Helô resolve seguir o conselho da filha.
Na mansão, Pedro diz a Laura que não pretende "levantar âncora" de São Dimas por enquanto, e ela comenta: "Você deve ter um motivo muito forte pra ficar aqui... Quando nos conhecemos, o mar era mais importante que tudo!..." Ele diz que a vida muda, e questiona, mudando de assunto: "Me conte: o que você tá fazendo no Brasil?". "A empresa em que eu trabalho em Luanda foi adquirida por um grupo brasileiro, que me ofereceu um cargo aqui. Mas eu já avisei que só vou ficar um mês! E se não der certo, pelo menos foi uma chance de rever você!", ela explica, jogando charme.
Helô chega no meio da conversa dos dois, justamente quando Pedro está dizendo que Laura sempre chega na hora certa, e não gosta de vê-los trocando sorrisos. "Oi... interrompo alguma coisa?", pergunta. O arquiteto faz as apresentações, com naturalidade: "Helô, essa é a Laura. Aquela amiga de quem te falei... que sacou que eu tinha alguém especial no meu passado". Ela então estende a mão para a galerista e diz: "O Pedro sempre me falava de você". "Ah... a sua amiga...", diz a loira, com um sorriso forçado.
Sutilmente as duas se medem com o olhar e Laura se mostra simpática, na tentativa de quebrar o gelor: "Pedro falou tanto de você que é como se já a conhecesse!". Ainda assim, Helô se sente ameaçada. O casal então fala sobre Magnólia (Vera Holtz) e Ciro (Thiago Lacerda), e a angolana pondera: "Se eu bem entendi, o fato da sua madrasta ter um caso com o genro é imoral, mas não é ilegal!". "Mas o genro tentar fugir com documentos falsos e uma mala de dinheiro, sim! Pelo menos, o Ciro está preso! Já a Magnólia, vai ser mais difícil...", Pedro argumenta.
Nesse momento Laura coloca a mão sobre a do ex-namorado, o que deixa Helô claramente desconfortável. A funcionária de Tião se despede: "Tudo vai se esclarecer, meu amigo! E agora preciso ir, que amanhã tenho uma reunião logo cedo. Mas pelo menos teremos o próximo mês para nos vermos". Pedro agradece o apoio dela com um abraço e volta a dizer o quanto gostou de revê-la.
Quando fica sozinha com o amado, Helô, que até então estava se controlando, explode. Mas Pedro avisa que não está com cabeça para pensar em ciúme. Ela rebate, com veemência: "Eu não estou desconfiada de você. Eu estou desconfiada dela! É evidente que você não é só um amigo para ela. Essa mulher te amou e ainda te ama, Pedro! Eu sei o que eu estou falando!".
(Por Samyta Nunes)