Helô, vivida por Isabelle Drummond e Claudia Abreu, e Pedro, interpretado por Chay Suede eReynaldo Gianecchini, comparados devido às mudanças no visual de ambos, viverão um amor proibido na novela "A Lei do Amor". A rivalidade entre as famílias Martins e Leitão tornará a união do casal impossível. Mas, depois de vinte anos separados, eles se reencontram onde tudo começou e se aproximam novamente.
Na primeira fase, os dois se apaixonam e, mesmo que Fausto Leitão (Tarcísio Meira) tenha demitido o pai de Helô, fato que mudou completamente sua vida, eles ficam juntos. Magnólia (Vera Holtz), inconformada e temerosa com a união de seu enteado à uma pessoa ressentida com seu marido, começa a articular uma forma de separá-los.
A primeira tentativa é mandar a jovem para o exterior, com a justificativa de conseguir carreira de modelo internacional. Sem sucesso, ela resolve tomar uma atitude mais drástica e arma um flagrante. Depois de ver o namorado supostamente a traindo com a secretária Suzana (Gabriela Duarte / Regina Duarte), contratada pela madrasta de Pedro, Helô se separa e cada um segue um destino diferente: o rapaz sai de São Dimas para viver em um veleiro e a jovem se casa com Tião (José Mayer), um homem interesseiro, e tem dois filhos - Edu (Matheus Fagundes) e Letícia (Isabella Santoni), vítima de leucemia.
Personagens se reaproximam na segunda fase da trama
Pedro retorna à cidade natal para atender ao pedido do pai, que deseja vê-lo em sua festa de aniversário. E é então que os ex-namorados se veem pela primeira vez depois de vinte anos: Helô vai até o píer procurar o anzol pendurado pelo velejador em uma árvore, e Pedro aparece, a deixando surpresa e fazendo com que recorde o trauma que sofreu.
Fausto, no entanto, quer mudar de vida e resolve contar a verdade ao filho: "Um remorso imenso me consome. Houve uma armação para separar você e Helô". Ele, então, fica motivado a reconquistá-la e decide, na festa de seu pai, explicar toda a situação para a amada. Pedro é perdoado por Helô, mas o amor entre os dois terá muitos empecilhos para enfrentar e conseguir sobreviver.
(Por Carol Borges)