Se o beijo protagonizado por Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) no primeiro capítulo da novela "Babilônia" rendeu assunto nas redes sociais, imagine como foi na década de 50 quando a novela "Sua Vida me Pertence", exibida na extinta TV Tupi, mostrou o primeiro beijo da história da teledramaturgia. O beijo foi um breve encostar de lábios entre os atores Vida Alves e Walter Foster, diferente do carinho entre as duas lésbicas da trama das nove, mas deu o que falar.
E nesse Dia do Beijo, comemorado nesta segunda-feira (13), o que não faltam são momentos da ficção que entraram para a história. Ainda falando sobre beijo gay, os atores José Mayer e Klebber Toledo pegaram o público de surpresa ao trocarem um selinho na última semana da novela "Império" como o casal Cláudio e Leonardo. Mas foi "Amor à Vida" que quebrou o tabu ao mostrar o primeiro beijo entre dois homens na tela da Globo protagonizado por Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso).
Apesar de "Em Família" ter tido uma trama irregular, a novela de Manoel Carlos também merece destaque no Dia do Beijo com o casal Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller). As duas trocaram dois beijos ao longo da trama e se casaram no final da novela.
Primeiro beijo de Sandy em novelas também marcou época
Atualmente como jurada do reality "SuperStar", Sandy figura na lista por seu papel na novela "Estrela-Guia" (2001). Na trama de Ana Maria Moretzsohn, a cantora viveu a mocinha Cristal e fez par romântico com Guilherme Fontes (Tony). O primeiro beijo entre os dois foi aguardado com tanta expectativa que a emissora alterou o dia da exibição na tentativa de aumentar a audiência.
Os adolescentes também têm vários beijos favoritos ao longo das 22 temporadas da novela "Malhação". Em "Malhação Sonhos" é o casal Pedro e Karina, interpretado por Rafael Vitti e Isabella Santoni, que ganhou a preferência do público e, após um bom tempo afastados, os dois voltaram às boas e selaram o retorno do namoro com um beijo comemorado pelos fãs do casal "Perina".
Cinema também tem beijos memoráveis
Cotado para viver um esquizofrênico nos cinemas, o ator Leonardo DiCaprio protagonizou um dos beijos icônicos da sétima arte. No sucesso "Titanic" (1997), DiCaprio e Kate Winslet mexeram com os corações dos apaixonados na cena em que eles se beijam após o terrível naufrágio do transatlântico. A musa Demi Moore também marcou os cinemas em "Ghost - Do Outro Lado da Vida" (1990) na cena final em que ela troca um beijo com o espírito do companheiro vivido pelo ator Patrick Swayze.
E se a novela "Sua Vida me Pertence" marcou a década de 50, o filme "A um Passo da Eternidade" (1953) trouxe uma linda cena de beijo na praia estrelada por Burt Lancaster e Deborah Kerr. A cena se tornou um símbolo do beijo nos cinemas e chegou a ser parodiada por Eddie Murphy no filme "O Professor Aloprado" (1996).
E provando que os heróis também sabem amar, em "Homem-Aranha", os personagens de Tobey Maguire e Kirsten Dunst protagonizaram uma das cenas mais marcantes do filme de 2002 em que o herói, pendurado de cabeça para baixo, ganha um beijo daqueles depois de salvar Mary Jane de um assalto. Relembre esses e outros beijos marcantes das novelas em nossa galeria!