No dia em que completa 39 anos, Nivea Stelmann demonstra que está muito bem resolvida com a proximidade dos 40 e que vive sua melhor fase. A atriz está lançando o seu primeiro livro, "Dedo Podre", estreando uma peça de teatro, acordando às 5h30 e dormindo antes das 22h. O tempo, ela garante, está a seu favor.
"Não estou nem ai para a idade! Queria só que a vida passasse mais devagar, mas faz parte. Tem que envelhecer com uma boa cabeça, não tem que negar a idade. E eu aproveitei muito. Se eu morresse agora, Deus ia me dizer: 'Minha filha, você aproveitou! Tudo que te dei, você soube tirar proveito", conta a atriz, em entrevista ao Purepeople, momentos antes de estrear a temporada carioca da peça "Batalha de Arroz num Ringue para Dois", de Mauro Rasi, no Teatro Vanucci.
"Eu consigo dar conta de casa, do filho, do namorado e ainda consigo ser feliz sem me estressar. Às vezes eu chego cansada no teatro, mas depois de cinco minutos de palco já estou feliz. Adoro trabalhar", avisa a mãe de Miguel, de 8 anos, de seu casamento com o ator e apresentador Mário Frias. Há pouco mais de três meses, ela namora Marcus Rocha, pai de um coleguinha da escola de seu filho, com quem mantém um relacionamento discreto e longe dos holofotes.
A escolha da data para o lançamento do seu primeiro livro, no mesmo dia do seu aniversário, neste sábado (6), às 16h no Village Mall, não foi por acaso. Afinal, realizar esse projeto a quatro mãos com a amiga Lua Veiga é, de fato, um presente. "Da ideia até o lançamento foi um ano, e eu acho até que esse processo foi rápido. Abordamos histórias reais e inspiradas nas nossas vidas. Tiveram algumas mudanças, é claro, uns nomes trocados, umas profissões, mas está tudo lá", explica ela, acrescentando ter ficado à vontade na função de escritora. "Peguei gosto! Agora toda ideia que eu tenho eu vou para o computador e escrevo. Já tenho várias crônicas e alguns outros textos".
Com tanta coisa acontecendo na vida da atriz, ela admite que posar nua ainda é uma possibilidade. Há 15 anos a morena é assediada por revistas masculinas, mas por muito tempo recusou os convites. "Se eu for posar nua, será do meu jeito. Vou ceder um pouco daqui e eles dali. Mas estou disponível e acredito que esse é o meu ano limite. Eu gostaria de fazer agora, com 39, porque o meu filho já tem oito anos. E conforme o tempo passa, fica mais pesado pra ele. Mas se ele disser para eu não fazer, eu não faço. Ele é o homem que mais manda na minha vida, manda mais que meu pai", avisa.
Exibindo um corpo digno de 25 (ela pesa 53 e mede 1,65m de altura), a atriz garante que não existe milagre. "As pessoas me perguntam como eu estou com esse corpo e eu respondo que eu malho, não bebo álcool, durmo e acordo cedo. Levo uma vida regrada. E meu filho tem total entrega minha. Acordo cedo para levá-lo ao colégio e fico com ele. Não saio à noite várias vezes no mês, só em ocasiões especiais, como no Baile da Favorita, para dançar um funk".
Sobre a volta à televisão, ela acredita que ainda não será em 2013. "Esse ano acho que não vai dar para encaixar, mas sou contratada da Globo há muito tempo, já fiz várias novelas seguidas. Pretendo rodar dois filmes e viajar com a peça pelo Brasil até dezembro. Só fiz oito peças até hoje e no ano passado gravei quatro curtas-metragens. Mas sinto falta do 'gravando'. Sempre que recebo um convite especial eu não consigo recusar".
(Por Patrick Monteiro)