Será que dessa vez vai? Neymar foi indicado ao Prêmio Bola de Ouro pelo quarto ano seguido. O atacante do Barcelona terá como principais adversários na premiação o argentino Lionel Messi (vencedor em 2009, 2010, 2011 e 2012), o colombiano James Rodríguez (artilheiro da Copa do Mundo), e o português Cristiano Ronaldo (ganhador em 2008 e 2013). Um jornal afirmou que o jogador receberá R$ 1,5 milhão caso seja eleito o melhor jogador do mundo.
Completam a lista os alemães Bastian Schweinsteiger, Manuel Neuer, Mario Götze, Philipp Lahm, Thomas Müller e Toni Kroos; os espanhóis Andrés Iniesta, Diego Costa e Sergio Ramos; os argentinos Ángel Di Maria e Javier Mascherano; o holandês Arjen Robben; os belgas Eden Hazard e Thibaut Courtois; o inglês Gareth Bale; e os franceses Karim Benzema e Paul Pogba; além de Yaya Touré (da Costa do Marfim) e Zlatan Ibrahimovic (da Suécia).
Terceiro colocado no Bola de Ouro 2013, Franck Ribéry ficou de fora da lista. Ele acabou cortado da Copa do Mundo do Brasil às vésperas do Mundial. A premiação do Melhor Jogador do Mundo existe desde 1991, mas em 2010 ganhou o título de Bola de Ouro. O primeiro jogador a ganhar o título foi Romário, em 1994. Ronaldo venceu em 1996, 1997 e 2002. Rivaldo ganhou em 1999; e Ronaldinho foi o vitorioso em 2004 e 2005. Kaká foi o último brasileiro a ganhar o troféu, em 2007.
Ano de altos e baixos
O ano de 2014 está sendo uma montanha-russa para o craque de 22 anos. Ele ultrapassou a marca de 200 gols marcados na carreira quando fez o segundo gol da vitória por 3 a 0 do Barcelona sobre o Eibar. Dias antes fez os quatro gols do Brasil em amistoso contra o Japão. Na ocasião, Neymar disse estar sentindo uma felicidade imensa: "Fiquei até arrepiado. Nem nos meus melhores sonhos eu ia imaginar uma situação dessas", contou em entrevista.
Durante a Copa do Mundo, o jogador sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar, do lado esquerdo, após sofrer uma joelhada nas costas, durante a partida das quartas-de-final em que o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1. Em agosto, uma lesão no tornozelo tirou o atacante dos campos por um curto período.