Chamado de "jogador diferenciado" pelo presidente do clube Barcelona, Josep Maria Bartomeu, nesta terça-feira (25), Neymar foi alvo de críticas do ex-técnico do Barça, que carrega o título de presidente de honra, Johan Cruyff, 66. O holandês foi duro ao falar do brasileiro e disse que o jogador ainda "tem que aprender".
Em entrevista durante o Prêmio Laureus, uma espécie de Oscar, realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, Cruyff alfinetou até o clube espanhol ao apontar que a instituição errou ao contratatar o brasileiro.
"Há um problema, logicamente. O Barcelona contratou um jogador de 21 anos (22, na verdade) que ganha mais do que o resto, que conquistou tudo. Não há ninguém, com 21 anos, que seja um adulto. Ele tem que aprender. É um problema para o Barça, não para mim", disse.
Cruyff também não cogita comparar o brasileiro ao argentino Messi. O holandês foi enfático ao revelar o motivo. "Ele (Neymar) é um bom jogador, não há dúvidas sobre isso. Mas ninguém é adulto com 21 anos. Quando ele tiver 26 anos, ele pode ser comparado a Messi. A pressão é enorme", disse referindo-se à idade Messi, que tem 26 anos.
A conversa continuou e, sem amenizar, o holandês seguiu alfinetando o Barcelona: "O que tem acontecido com ele até agora no Barcelona não é a seu favor. Quando você tem 21 anos e ganha o dobro de um goleiro (Victor Valdés tem 32) que já conquistou tudo, que ambiente há no vestiário? Como se sente? São humanos. E agora o menino paga", disse.
Em meio a um discurso áspero, Cruyff elogiou Neymar, mas ponderou. "É uma pena. Um clube, seu "manager", tem que prevenir isso. Não se pode deixar passar. É um grande jogador que se pode estragar. E é um absurdo enorme".
Após a vitória do Barcelona contra o Real Madrid neste domingo (23), Neymar e os craques do Barça foram comemorar a noite de segunda-feira (24) em um show da Beyoncé. O brasileiro conferiu a apresentação da artista pop ao lado da irmã e de amigos.
Recentemente, Neymar, que teve o seu contrato envolvido em polêmicas, apareceu em sexto lugar da lista dos 10 jogadores mais ricos do mundo, segundo ranking elaborado pelo site "Goal.com". A fortuna de Neymar soma 80 milhões de euros, valor equivalente a R$ 260,3 milhões.