Bruna Marquezine ajudou a mudar a vida da atriz Neuza Borges. Em entrevista ao Purepeople, a atriz conta que durante as gravações da "Salve Jorge" decidiu montar um negócio próprio e pediu a ajuda aos colegas de elenco. Prontamente, Bruna e sua mãe, Neide, doaram várias peças de roupas para que ela montasse um brechó em Salvador.
"Sou muito grata à Bruna. Se não fosse essa solidariedade, provavelmente, eu não estaria tão bem. Ela é uma menina do bem, simples e tem base familiar sólida. Desde pequena, aliás, ela já mostrava ter uma luz muito boa. Devo tudo à elas", afirma Neuza, que conheceu a atriz nas gravações de "América" (2005).
Com o final das gravações de "Salve Jorge", Neuza não teve mais contato com Bruna Marquezine, mas não se ressente disso. "Ela tem a vidinha dela, os trabalhos... Eu torço muito para o sucesso dela, pois merece. É uma menina muito dedicada à profissão", elogia. Vale lembrar que na trama Bruna viveu a sensual Lurdinha.
Assim que a novela acabou, Neuza se mudou para Bahia, onde alugou um espaço para montar o que chama de brechó 'beneficente', que também contou com doações de Dira Paes, Aimée Madureira, entre outros artistas. Desde, então, o "La Borges" se tornou ponto turístico no badalado Farol da Barra.
"Eu vendo as roupas, pago as minhas contas e doo o restante para os pobres. Não passo mais fome!", diz a atriz, lamentando não ter mais convites para TV. "Tenho 60 anos de carreira e não preciso provar mais nada. Mas dizem não ter perfil de personagem para uma preta como eu. Não estou mais a fim de levar porta na cara", resigna-se.
Recentemente, Neuza recebeu um convite para intergrar o elenco de "A Fazenda", da TV Record, mas recusou na hora. "Não gosto de academia e tenho pavor à cobra! Ia fazer o que lá? Só divertir o povo e cozinhar", brinca a atriz. Ela tenta agora conciliar a agenda para participar do programa de Geraldo Luís, onde vai receber uma homenagem. "Mas já avisei que só vou se falarem da minha carreira. Se quiserem que fale mal dos meus amigos artistas ou da TV Globo, eu estou fora!", diz.
Aposentada há 4 anos, ela sente falta de atuar, mas não se deixa abater. Em 2012, ela sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e chegou a ficar dois anos desempregada. "Me aposentei com sete salários mínimos, mas agora não recebo nem três. Compro os remédios para pressão e só! Mas agora dá até para fazer uma graça de vez em quando", diverte-se.
Aos 72 anos, Neuza hoje mora em um apartamento próprio com a filha Ondina, que sofreu um surto psicótico. "Ela passou por muita coisa, passamos por muita necessidade... Daí entrou em uma depressão profunda! Agora o quadro está controlado e estamos vivendo muito bem", minimiza a atriz. E para ficar melhor, Neuza - que foi casada oito vezes - diz que só falta mesmo um amor! "Nunca fui fiel e sempre tive dois homens ao mesmo tempo. Estou solteira há bastante tempo, mas sempre tem um prestador de serviço na minha casa", confessa.