Dudu Bertholini e neon são quase sinônimos. Afinal, este era o nome da marca mantida pelo estilista durante 10 anos, até julho de 2013. E a cor, como não poderia deixar de ser, invadiu sua segunda coleção com a marca UV.LINE, desfilada no Veste Rio, realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (11), junto com os padrões geométricos. "É legal a gente poder dividir as estampas para diferentes públicos. Todas têm essa energia cromática muito forte e estampas mais gráficas, com cores vibrantes. O preto e o branco compondo com os tons neon, que é uma mistura que eu amo! Para mim nunca sai de moda. Mesmo sem o florescente estar em evidência agora, esses tons estão sempre presentes na minha cartela", disse ele em entrevista ao Purepeople.
Para o desfile, foi feito um recorte de dez peças da coleção verão 2019 da marca, que conta com 50 criações a serem lançadas aos poucos no mercado. "Temos estampas de lenços, geometria, linhas. Temos umas com estampas mais selvagens. Uma que se chama Humano Selvagem é toda de animais desenhados com base em mãos, no corpo humano. É uma brincadeira lúdica para enaltecer fauna e flora e passar uma mensagem de amor", conta Dudu.
Entre as peças da coleção, Dudu elege um camisetão tamanho único como seu xodó. "É tipo um kaftan oversized, que dependendo do complemento serve da praia à festa. E isso para todas as peças que criamos. Tudo depende do estado de espírito que a pessoa estiver no dia. Esse camisetão com o jeans saio à noite, tem um macacão que com um salto e brincos está pronta para a balada. Buscamos essa versatilidade. Muito mais do que faixa etária – ou gênero – queremos que as pessoas se identifiquem com as peças pela personalidade dela. Queremos muito mais que as pessoas se identifiquem com a estampa e o shape do que restringir o uso à idade. Essa coleção é mais democrática", explica.
Em contraste com as cores vibrantes, as peças chamam atenção pela leveza dos tecidos, que oferecem proteção solar. "São de uma poliamida muito gostosa que se comporta muito bem no sol a pino e protege de verdade com FPS 50. Não oscila. E como é fluída, ela molda o corpo de uma outra forma. É uma outra sensualidade", afirma ele, que investiu no violeta – cor aposta da moda em 2018 – também para o verão 2019: "Eu gosto muito e tem bastante nessa coleção. Acredito que tem um poder grande de cura. Em culturas holísticas, na espiritualidade, ela é muito poderosa e forte. E como acredito que precisamos de muito amor nesse mundo, coloquei a violeta porque é isso que ela representa para mim."
(Com apuração de Patrick Monteiro e texto de Vanessa Nogueira)