Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os itens que compõem a cesta de Natal tiveram uma alta de 10% se comparado a do ano passado. Entre os principais produtos estão os espumantes, o panetone, pernil e o peru.
Para Roni Hajnal, Founder e Diretor Comercial da B4B, empresa especializada em captação de leads (clientes), essa alta deve levar os comerciantes a adotarem estratégias específicas para o período. De acordo com o especialista, usar as ferramentas digitais é uma das principais alternativas.
"Com os preços altos, as pessoas tendem a buscarem por alternativas ou até mesmo deixar de comprar alguns itens. A melhor forma de atrair os clientes nesta época é combinar itens que atendem as duas datas: o Natal e a virada de ano", explica.
Segundo Douglas Bonesso, CEO da B4B, criar essas ofertas com produtos consumidos nas duas festas contribui para que os clientes deixem de ir ao mercado em dias que muitas pessoas estão na rua.
"No período de festas de Fim de Ano as pessoas não estão preocupadas somente com as compras, elas também querem evitar ambientes aglomerados. Com isso, proporcionar uma experiência ao cliente onde ele pode deixar de ir ao menos uma vez a um local de compra, pode ser uma boa estratégia", destaca.
Já Pedro Anjos COO da empresa, fala que caso o comerciante disponha de serviços de entregas, essa estratégia pode gerar resultados ainda maiores.
"Criar ofertas que atendam as duas datas com preços atrativos atrai muita gente. Agora, se na divulgação desses produtos o comerciante oferecer ainda a entrega em domicílio, os clientes terão muito mais interesse", completa.