A reprise de 'Cabocla' no Vale a Pena Ver de Novo está pegando fogo esta semana (13 a 17/0'), isso porque Luis (Daniel de Oliveira) dá um ultimato em Zuca (Vanessa Giácomo) por conta da tuberculose que atingiu sua saúde.
Sendo assim, Edmundo (Othon Bastos) aconselha o advogado a se curar com muita cautela, para isso, deseja levá-lo para o Rio de Janeiro a fim de fazer novos exames e ter ciência da gravidade da situação.
Desesperada, Zuca se despede do seu amado, mandando um último beijo de longe, enquanto o carro em que ele está se distancia do vilarejo. Na casa de campo em Petrópolis, Pequetita (Mareliz Rodrigues) faz questão de cuidar da saúde de Luís.
Os dias passam e o personagem de Danton Mello melhora, mas, teimoso, não acredita na própria recuperação. Ao mesmo tempo, ele fica fragilizado ao saber da morte de Tomé (Eriberto Leão) no jornal.
Do outro lado, Zuca espera por notícias do seu amado, e, por coincidência, ele enviou uma mensagem para ela, mas Bina (Jussara Freire) fez questão queimar a carta, deixando a mocinha ainda mais triste.
Em determinado momento, ela diz que vai morrer se não tiver esperança em revê-lo. Já Luís também se preocupa por não receber nenhuma resposta de Zuca.
Em seguida, Zuca conta para Tobias (Malvino Salvador) que pegou a doença de Luís, mas, como o Purepeople já havia anunciado, não é verdade, sendo apenas uma preocupação da jovem por conta dos sintomas.
O tempo passa e Luís tem uma leve melhora, deixando o médico bastante esperançoso por sua recuperação total. Mas o pessoal da Vila da Mata continua sem receber nenhuma notícia dosobre o rapaz, pois Bina faz questão de queimar outra carta de Luís.
Ela ainda combina com Zé (Otávio Augusto) de dizer que Luís viajou para a Suíça.