Junho é época de friozinho e de festas juninas e costumamos buscar sempre looks estilosos para usar em uma das festas mais gostosas do ano, especialmente para montar uma fantasia. Mas e na hora de criar a produção para o dia a dia, pode usar xadrez? Claro que pode! Em alta há várias temporadas, a padronagem é atemporal e nunca sai de moda. Por isso mesmo é uma estampa que vale o investimento inclusive na hora de comprar uma boa peça de segunda mão ou aquele item para a vida. Um casaco longo em xadrez de cores neutras, por exemplo, é garantia de sucesso por vários invernos.
O look mais comum para se ir à festa junina é uma camisa xadrez. Mas no inverno são muitas as possibilidades de se usar a padronagem. O casaco longo ou a capa , por exemplo, são capazes de construir produções que têm a cara do inverno e nada a ver com as festas de junho. O designer americano Marc Jacobs foi um dos que apostaram na estampa para criar a coleção do inverno 2019. Ao mesmo tempo contemporânea e com um pé nos anos 90 (uma das tendências da temporada) a coleção traz ternos, casacos e capas em xadrez, peças que imprimem modernidade ao look. Com uma pegada mais vintage, a padronagem é, também, um clássico nas coleções de inverno da Ralph Lauren, que traz peças eternas para quem gosta de um consumo que vai durar por muitos anos.
Para além dos looks de festa junina, o xadrez é uma das principais tendências, sobretudo nas passarelas internacionais do inverno 2019. A alfaiataria com a padronagem apareceu em algumas das coleções das grifes mais celebradas do mundo. Os ternos e blazers com a estampa podem ser vistos nos looks da Celine e da Chloé, por exemplo. As duas marcas apostaram numa pegada vintage com uma pincelada de anos 70 (década em alta nesta temporada) e acertaram em peças atemporais que trazem elegância ao look no ato. Aliás, o blazer xadrez garante um belo investimento que permanecerá elegante em diversos invernos.
Quer uma pegada mais fashionista? Que tal criar um mix de estampas do xadrez com outra padronagem. A Prada, por exemplo, apostou na mistura de xadrez com listras em sua coleção de meia-estação (cruise) 2020. Mas você pode ir além e escolher um floral, por exemplo. O mais importante na hora de criar um mix de estampas é manter todas as peças na mesta cartela de cores. Assim você garante que o look fique cheio de estilo sem criar uma produção muito "maluca".
(por Deborah Couto)