Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco, morreu aos 68 anos. O ex-jogador lutava contra um tumor no intestino desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro, foi internado no sábado (7) no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro, e não resistiu. Ele se despediu de Pelé em sua última postagem nas redes sociais e não poupou elogios ao Rei do Futebol, vítima de complicações de um câncer no cólon.
O Vasco da Gama homenageou Dinamite com publicação no Instagram. "É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente. Te amaremos para sempre, Calu", escreveu.
Na internet, craques lamentaram a perda de Roberto Dinamite. "Descanse em paz eterno gigante Roberto Dinamite. O futebol e todos nós te agradecemos por tudo. Você foi o maior de todos com a Cruz de Malta no peito. Muita a força a toda família", falou Juninho Pernambucano.
"Lamentamos profundamente o falecimento de Roberto Dinamite, o maior jogador da história do Vasco da Gama. Sua habilidade, determinação e paixão pelo futebol deixaram uma marca indelével na história do clube e no coração de todos os seus fãs", disse o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Ainda nas redes sociais, personalidades prestaram homenagens. Vascaínos de coração, Fátima Bernardes e Bruno Mazzeo estão entre os torcedores ilustres.
"Foi meu primeiro ídolo no futebol. Comprei revista com a foto dele na capa, lia tudo nos jornais sobre ele, vibrei as conquistas vascaínas e com as convocações pra seleção brasileira. Sempre achei que ele merecia mais reconhecimento do que teve", comentou a apresentadora do "The Voice Brasil".
"Sempre que me perguntam se sou Vasco por causa do meu pai, respondo: 'Não. Sou Vasco por causa de Roberto Dinamite'. Não consigo escrever mais nada agora, as lágrimas não param de escorrer, minhas mãos de tremer. Estou inconsolável. Obrigado, Bob, meu ídolo e amigo. Obrigado por tanto. Por tudo. Viva o nosso maior de todos", lamentou o filho de Chico Anysio.
Pelo Gigante da Colina, Roberto Dinamite marcou 708 gols em 1.110 jogos e se tornou o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro. Pelo Vasco, o atleta foi campeão brasileiro em 1974 e campeão carioca em cinco ocasiões. O craque disputou duas copas do Mundo (1978 e 1982). Além dos campos, Dinamite foi vereador, deputado federal e presidente do Vasco por dois mandatos.