A Rainha Elizabeth II morreu na quinta-feira (08), aos 96 anos. Com isso, Charles assume o posto de novo rei da Inglaterra (assinando como Charles III) e, a partir de então, as obrigações reais. Além do novo título do filho mais velho da Rainha Elizabeth, outros membros da Família Real também ganharam novas nomenclaturas.
Kate Middleton, por exemplo, herdou o título que pertenceu à princesa Diana: o de Princesa de Gales. Já Archie e Lilibet, filhos de Harry e Meghan Markle, ganharam os de príncipe e princesa. Porém isso pode mudar.
Charles III tem o poder de retirar esses títulos aos filhos de Harry, que decidiu abdicar das obrigações reais e focar em projetos pessoais. Mas, caso decida por este caminho, o rei teria que publicar uma emenda especial. Os pais das crianças também podem escolher não aderir os títulos.
Apenas 34 minutos após o anúncio da morte de Rainha Elizabeth II, Charles já fez seu primeiro pronunciamento como rei. Pelo Twitter da Família, o monarca foi apresentado como "Sua Majestade o Rei" (entenda como fica a linha de sucessão ao trono na Família Real britânica) e lamentou o falecimento da mãe.
"A morte de minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família. Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e uma amada mãe. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, os reinos e a Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo", escreveu.