Pelé morreu nesta quinta-feira, 29 de dezembro, vítima de um câncer no intestino. Considerado o rei do futebol e o maior jogador de todos os tempos, o ex-atleta estava internado há mais de um mês, quando a quimioterapia deixou de fazer efeito contra a doença. Com a morte de Pelé, o destino da camisa 10 do Santos pode ser decidido em breve.
Um dos desejos da família de Pelé é de que o Santos aposente a eterna camisa 10, usada pelo ex-jogador em seus anos de glória jogando na Vila Belmiro. Segundo informações que correm em veículos esportivos, o pedido deverá ser oficializado em breve ao Santos, para que o time analise a proposta.
A camisa 10 do clube paulista é um símbolo de excelência e do bom futebol. Ocupada por Pelé de 1956 a 1974, desde sua saída do clube ela só é entregue aos maiores astros do peixe. Atualmente, está com o venezuelano Yeferson Soltedo.
A possibilidade da aposentadoria da camisa 10 do Santos já vem sendo discutida há mais de um ano. Em uma entrevista, o presidente do time, Andrés Rueda, já havia falado sobre a possibilidade, que até então andava a passos lentos.
"Aposentar a camisa 10, não vou mentir, já pensamos várias vezes. Mas tem a nossa torcida, sócios estão divididos. Uns pensam que a grande homenagem é eternizar a 10; outros, que tem que tirar. Ainda estamos cautelosos sobre a decisão. Tenho minha opinião como torcedor, mas, como presidente, eu tenho que saber que tem que ser uma homenagem que a maioria da torcida deve fazer", disse Rueda, há cerca de 1 ano.
Com a morte de Pelé, essa pode ser a última e grandiosa homenagem do Santos para aquele que foi o melhor jogador de futebol da história.