Internado há um mês após realizar um transplante de rim, Faustão foi alvo de fake news sobre morte nos últimos dias. Em conversa com a jornalista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, o filho do apresentador, João Silva, fez questão de desmentir os rumores.
"Mentira", reforçou o jovem apresentador. João também negou boatos de que o pai estaria internado em estado grave e que não reconhecia mais as pessoas da própria família. "Nem perto disso", ele garante.
A primeira fake news sobre a morte do Faustão foi publicada pelo jornalista esportivo Milton Neves, que alegou ter sido hackeado. O segundo, também na mesma rede social, foi no perfil do jornal O Tempo. Eles fizeram um post anunciando o falecimento do apresentador, mas a legenda com texto de outra notícia indicava que houve um erro da equipe de social media.
A saúde de Faustão tem inspirado cuidados nos últimos meses. Depois de passar por um bem-sucedido transplante de coração no ano passado, o apresentador precisou ser submetido a um novo transplante, dessa vez, de rim. A cirurgia foi realizada no dia 25 de fevereiro.
O procedimento foi realizado com sucesso, no entanto, o novo rim de Faustão apresentou dificuldades para funcionar. O veterano passou por uma embolização, que visa interromper o fluxo de sangue ou de linfa de um local do corpo de forma proposital, porque o órgão ainda não estava em funcionamento.
O último boletim médico de Faustão, divulgado no último dia 22, indicou que o apresentador vem sendo submetido a sessões de hemodiálise e aguarda a adaptação do órgão e recuperação da função renal. Ele está consciente, conversa normalmente e respira sem a ajuda de aparelhos.