Nesta quinta-feira (31), diversos famosos usaram as redes sociais para protestar contra o impeachment da presidente Dilma Rousself, opondo-se ao grupo que, no dia 13 de março, criticam o governo: Monica Iozzi, que já havia criticado a cobertura da crise política na mídia, Wagner Moura, Letícia Sabatella,Humberto Carrão e Ailton Graça foram alguns dos famosos que se manifestaram em vídeo. "Pela Democracia. Pela Legalidade. Contra o impeachment. Contra o fim da Lava-Jato. Pela Reforma Política", escreveu Iozzi em seu Twitter, sendo apoiada por uns e criticada por outros seguidores.
Durante o ato realizado no Largo da Carioca, no centro do Rio, Chico Buarque subiu ao palanque por volta de 19h30 para discursar pela democracia e contra o impeachment da presdente Dilma Rousseff. "Gente que votou no PT, gente que não gosta do PT, gente que foi do PT e se desiludiu, gente que votou na Dilma, gente que votou na Dilma e está decepcionado com o seu governo... Sobretudo, a gente não pode pôr em dúvida a integridade da presidente Dilma Rousseff", iniciou o artista, comparando o momento atual com o golpe militar de 1964: "Vamos fortalecer a democracia. Não vai ter golpe. Não, de novo não, não vai ter". O público presente ovacionou o cantor.
'Não existe arte sem liberdade', declara Wagner Moura em vídeo
No vídeo postado na página Roda Mundo, no Facebook, artistas de teatro gravaram depoimentos, entre eles Julia Lemmertz, Gregorio Duvivier, Paulo Betti, Enrique Diaz, Caco Ciocler. "É natural que os atores de teatro, que os artistas do mundo inteiro sejam pela democracia, porque não existe teatro, não existe arte sem liberdade. Então, é natural que o teatro se levante e diga que é contra o golpe e a favor da democracia", diz Wagner.
Mais cedo, Letícia Sabatella, que será a esposa fictícia de Tiradentes na novela das onze "Liberdade, Liberdade ", esteve no Palácio do Planalto e se pronunciou sobre a abertura do processo de impeachment. "Eu sou oposição ao seu governo, presidenta Dilma. Mas eu tenho um contentamento em poder dizer isso na sua frente porque vivo num estado que se pretende utopicamente, em exercício neste momento, ser um estado democrático. Ou seja, preservando a liberdade", declarou a atriz.
Internautas comparam situação política com 'House of Cards'
Durante a deflagração da 24ª fase da Operação Lava-Jato, no começo de março, uma comparação tomou a internet: diversos usuários do Twitter compararam a crise política do Brasil à série americana "House of Cards".
"Na verdade essa coisa de delação premiada e Lula foi apenas uma jogada de marketing da Netflix para promover a 4ª temporada de 'House of Cards'", "Vou parar um pouco de acompanhar o House of Lula para começar a delícia da quarta temporada de 'House of Cards'" e "Justo quando estreia a 4ª temporada de 'House Of Cards', o Lula é preso no operação da 'Lava Jato'. Vocês são feras no Marketing!" foram alguns dos comentários na internet Polícia Federal, cuja cobertura gerou protestos ao vivo.
(Por Marilise Gomes)