Começou nesta segunda-feira (29) o Minas Trend, semana de moda mineira que encerra a temporada de fashion weeks no Brasil. Mais focada no nosso DNA, as passarelas nacionais já trouxeram tendências que ecoam a moda internacional, como o estilo western e os looks monocromáticos que apareceram no São Paulo Fashion Week, mas também looks que tem mais a ver nosso mood e, especialmente, com nosso clima. Os vestidos longos, por exemplo, têm tudo a ver com o clima brasileiro e com a sensualidade da mulher daqui. Se engana, no entanto, quem pensa que os modelos que vão até os pés combinam apenas com determinado estilo. Os looks do Minas Trend mostram que tem peças para todos os gostos e tipos de mulheres.
O designer mineiro Victor Dzenk é um dos profissionais que apostam pesado na peça, que faz parte do DNA de sua marca. Nesta temporada não foi diferente. Dzenk, que se inspirou na mulher luso-brasileira para criar sua coleção de inverno 2019, levou para a passarela modelos estampados -- com florais e grafismos em estilo artsy, duas das tendências mais fortes da estação -- e esvoaçantes, que prometem fazer looks para o ano todo no Brasil. Já o desfile Alagoas, que traz os highlights da moda do estado nordestino, apostou na pegada artesanal da renda e do crochê para criar modelos para lá de luxuosos. O artesanato, aliás, é uma das trends mais democráticas da temporada. Já o Sindijoias apostou no minimalismo para dar destaque às bijus desfiladas.
O Minas Trend, que vai até a quinta-feira (1 de novembro), já trouxe algumas das principais tendências da temporada para a passarela, como foi no desfile da Skazi, marca de Uberlândia e queridinha das famosas. Na passarela, um mix de várias tendências que estão em alta compõem os looks. O neon, por exemplo, trend que anda fazendo parte de looks de famosas no Brasil e no mundo, apareceu tanto em versões esportivas quanto em looks de festa, como o vestido drapeado de gola alta. Os drapeados e plissados aliás, outra das trends da vez, apareceram trazendo sofisticação a looks de festa e produções compostas com pegada mais esportiva, como o moletom. Esportivo também é óculos em estilo máscara, que vem com tudo já para a temporada de verão. Com pegada sexy no DNA, a Skazi investiu ainda nos decotes e recortes estratégicos, como o moderno underboob. Outro recurso utilizado mistura a sensualidade e esportividade, com peças em renda transparente com acabamento esportivo, peças em materiais casuais, como moletom e malha, além das botas over the knee que voltam com tudo para a passarela da marca. A estética apresentada flerta com os anos 90 uma das principais tendências da temporada.