O que significa moda para você? Para alguns, ela está relacionada a roupas e tendências, enquanto outros usam a moda como forma de se expressar, inovar e colocar a criatividade em prática. Seja qual for a intenção ao se vestir, o universo fashion, com histórias, peças e nomes que revolucionaram a indústria, é estudado e documentado em livros, séries, filmes e mais. Para inspirar, o Purepeople selecionou 4 livros de moda no site da Amazon para você que quer saber mais sobre o tema. Confira!
O livro Sociologia da Moda, de Frédéric Godart, é mais analítico e complexo. Nele, o sociólogo discute questões básicas relacionadas à moda, tais como simbolização, convergência, identificação e autonomia. Ao longo das páginas, o autor também vincula a moda aos diversos fenômenos econômicos, políticos e sociais, o que enriquece ainda mais o tema. Vale a leitura para quem se interessa pelo significado sociológico da moda para além do consumo. Está disponível na Amazon, por R$40,59 .
Se você é fascinada pelo universo da moda, já deve ter ouvido falar na chamada "Batalha de Versalhes". Caso não faça a menor ideia do que se trata, a dica é devorar o livro da jornalista Robin Givhan, que conta tudo sobre a noite de 28 de novembro de 1973, palco que mostrou o talento - e o embate - entre designers de moda norte-americanos e estilistas franceses, entre eles Oscar de la Renta, Yves Saint Laurent e mais! A obra, com todos os detalhes, sai a R$53,50 na Amazon .
Neste livro, o autor André Carvalhal reflete sobre o movimento que une moda e marcas que carregam e valorizam o propósito em sua essência. Isso porque o consumismo desenfreado e a cultura fast fashion, com uma tendência a cada estação, trouxeram consequências não só para o meio ambiente, como para a sociedade. Assim, o livro resgata a importância de encontrar nas marcas valores como sustentabilidade e consciência social, sem deixar de inovar. Fica a dica: na Amazon, você compra o livro por R$34,90 .
O estilista Christian Dior se inspirou nas flores e nas curvas do corpo feminino para criar tendências e conquistar personalidades do mundo inteiro. Por meio de fotos e fac-símiles de croquis, convites de desfile, catálogos e material de divulgação, o livro Dior for ever apresenta a pesquisa realizada pela historiadora de moda Catherine Örmen de quase setenta anos da maison Dior, mostrando a construção e a evolução da marca até as roupas assinadas por Raf Simons. O livro sai a R$147,60 na Amazon .