Estão rolando as semanas internacionais de moda masculina que trazem as tendências para a primavera/verão 2020. Com a moda desprezando cada vez mais as limitações de gênero, podemos já inferir algumas das tendências para a próxima estação em looks tanto masculinos como femininos. Já comentamos por aqui que os florais estão aparecendo nas passarelas desde o inverno 2019 e devem permanecer em alta para 2020. Além disso, comentamos que o blazer e o macacão jeans devem durar em alta até, pelo menos o próximo verão. É importante lembrar que as estações no hemisfério Norte são opostas às nossas e que o próximo verão por lá só acontece daqui a um ano!
As candy colours, que já estiveram em alta em outras temporadas anteriores (quem se lembra das febres dos tons de lavanda e de verde-menta há algumas estações?) estão aparecendo em todos os desfiles das principais grifes das passarelas internacionais. A Louis Vuitton, cuja direção criativa do setor masculino leva a assinatura de Virgil Abloh (da Off__White), levou não só todas as candy colours juntas para a passarela da grife, como diversos looks (acessórios e peças em trabalho manual também) com flores estampadas, aplicadas, cravadas nos looks da Vuitton. As estampas florais também marcaram a apresentação masculina do belga Dries Van Noten. Mas foi em sua coleção que o designer apostou nos florais junto com as candy colours.
Se você pretende ser chic nas estações mais quentes do ano, mire na alfaiataria feita em tecidos leves (como o linho) e cores claras. Muito além do branco e do off white que bombaram nas últimas temporadas, os amarelinhos, rosinhas e azuizinhos apareceram em passarelas tradicionais, como a de Paul Smith, que sempre traz ternos para elas no desfile masculino. A espanhola Loewe e a francesa Officine Generale também apostaram nos tons clarinhos de rosa, cor que está em alta há algumas temporadas nas passarelas, em diversos tons.
Desde as coleções de inverno, o sportswear vem perdendo um pouco do espaço para as produções mais chiques e, por muitas vezes, mais delicadas mesmo. Não foram poucas as marcas que apostaram no babado, no floral e nos tons clarinhos para a estação mais fria do ano, como Giambattista Valli e a Valentino, por exemplo. A delicadeza deve permanecer em alta, pelo menos por algumas estações, já que apareceu também em coleções cruise, como a da Prada.
(por Deborah Couto)