Leticia Spiller decidiu empreender no mundo da moda: no ano em que completou 50 anos, a artista também decidiu colocar em prática um sonho de longa data e, assim, nasceu a LECIA, marca que tem como premissa unir conforto, moda e arte nas suas peças.
"Eu já acalentava esse desejo de ter algo que tivesse minha identidade também nesse mais um setor diferente. Sou geminiana, então estou sempre a querer mil coisas. Produzo muito cinema, faço televisão, gosto de escrever... Então esse sonho já existia há algum tempo, mas a gente não faz nada sozinho. Então precisou juntar a nós, nossas agendas, nossos momentos. Eu, minha afilhada Duda, que é formada em moda e a Fabiana, minha amiga de infância", explica ao Purepeople.
"A gente quer ter um diferencial, não só na moda. Estamos trazendo essas peças pintadas a mão, exclusivas, únicas, mas também a gente está trabalhando com cooperativas pelo Brasil, principalmente de mulheres. Nessa coleção, temos bolsas confeccionadas por mulheres apenadas no presídio de Rio Grande do Norte: a verba será toda revertida também pra elas poderem ter itens pessoais e ajudar os filhos menores de 18 anos depois, quando elas saírem da prisão, elas têm ali uma garantia de uma renda também", detalha Leticia.
Uma das principais vozes contra o etarismo no cenário nacional, a atriz afasta qualquer pré-julgamento sobre roupas e idade. "Isso daí está na alma, a gente tem que estar à vontade e tem que estar feliz principalmente, né? Nada é empecilho, a idade não empecilho pra nada. Está tudo na cabeça", analisa.
"A moda está cada vez mais empoderada, cada vez mais as mulheres estão aí, as mulheres estão donas do pedaço. Somos muito mais livres hoje, se permitindo muito mais estar mais livres da crítica também, não se importando tanto com essa crítica, né?", adiciona a atriz e empresária.
Lançada neste mês, a LECIA já está nos planos de Leticia, Eduarda Lyra e Fabiana Wollner desde 2019. "A gente já tava nessa proposta de abrir essa massa, ficar uns quatro anos conversando sobre isso e aí sempre ficava naquele desencontro... Num certo dia, num almoço, a gente saiu pra fazer um brunch. Aí Marcus (Figueirêdo, da marca Moda DEPEedro, amigo das três) estava conosco e aí a gente entrou mais no detalhe. E foi assim, do dia pra noite", conta Eduarda.
Formada em Moda, a jovem de 25 anos aponta que a graduação a deu um olhar diferenciado no projeto. "Isso me ajuda bastante, porque acaba que eu acabo tendo uma noção de peça, criação, estilo, mercado...", aponta.
E outro diferencial da LECIA é, sem dúvidas, a relação da madrinha famosa com a moda. "Imagina, cresci sendo afilhada da Letícia... Ela me inspira muito. É o estilo dela, a beleza, a história, tudo inspira bastante. A gente poder criar isso juntas foi muito único", detalha.