Como está o mercado da moda no Brasil? Expert dá dicas para se destacar internacionalmente
Publicado em 19 de maio de 2022 às 19:40
Por Patrícia Dias
Criadora da marca Thayná Caiçara acredita que a moda brasileira precisa investir mais em peças com grandes influências culturais para se destacar internacionalmente.
Como está o mercado da moda no Brasil? Expert dá dicas para se destacar internacionalmente
Criadora da marca Thayná Caiçara acredita que a moda brasileira precisa investir mais em peças com grandes influências culturais para se destacar internacionalmente
Os bordados e a pintura das peças da Thayná Caiçará são todos feitos à mão
Técnicas de costura são muito valorizadas por marcas internacionais
As peças da marca Thayná Caiçara são exclusivas e o processo de produção é complexo e delicado
Thayná Caiçara: os bordados variam em seu tempo de produção e algumas peças passam de 200 horas de trabalho
Thayna Soares, idealizadora da marca Thayná Caiçará, acredita que a moda pode retratar mais a cultura brasileira
Thayná Caiçara: a marca trabalha com linho de alta qualidade
Thayná Caiçara: os acabamentos são feitos com materiais como madrepérola, coco e seda natural
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O Brasil é um dos países em que o mercado de moda é mais lucrativo, gerando uma renda estimada em U$ 48 bilhões anuais. Porém, o país não tem só um grande potencial de vendas, mas também se destaca no setor de criação de marcas e confecção de peças. Fatores como a cultura rica e a diversidade são pontos chave que podem ajudar o Brasil a transformar o mercado de moda mundial.

"O Brasil já é referência no segmento beachwear, mas acredito que nossa moda pode retratar mais a nossa cultura, nossas tradições. Em nossa marca, por exemplo, trabalhamos sempre com linho de alta qualidade e os acabamentos são feitos com materiais como madrepérola, coco e seda natural", conta Thayna Soares, idealizadora da marca Thayná Caiçará.

"As embalagens são sacolas reutilizáveis feitas de puro linho cru, e cada peça leva uma etiqueta que contém sementes de plantinhas que são fáceis de plantar e cuidar", acrescenta.

Qual o futuro da moda?

Thayna Soares faz um panorama com alguns questionamentos recorrentes no cenário atual da indústria da moda.

"Será cada vez mais comum vermos marcas menores, com produções sustentáveis e propostas mais culturais surgirem. Atualmente, há um movimento de conscientização entre os consumidores, que estão cada vez mais exigentes com relação aos processos que envolvem toda a cadeia têxtil de produção. Provavelmente será uma grande tendência para os próximos anos", observa.

"Enquanto as peças de departamento são vistas como algo descartável, utilizadas por um período curto de tempo, as autorais, exclusivas e artesanais são peças com valor agregado, que contam histórias, traduzem vivências e mantêm viva a nossa cultura", completa.

Saiba o que esperar dos novos cenários da indústria

As técnicas de costura são muito valorizadas por marcas internacionais, que utilizam dos talentos das costureiras e bordadeiras na construção de peças icônicas no mundo da moda.

"Aqui, o mesmo estilo de bordado, tão presente em nosso cotidiano, não é tão valorizado pelo próprio povo, que não os enxerga com esse mesmo olhar. Os bordados e a pintura das peças da Thayná Caiçará são todos feitos à mão. Nossas peças são exclusivas e o processo de produção é extremamente complexo e delicado. Os bordados variam em seu tempo de produção e algumas peças passam facilmente de 200 horas de trabalho", ressalta.

Além disso, a internet permitiu que o surgimento de novas marcas fosse cada vez mais comum. Segundo dados da pesquisa realizado pelo PayPal e BigDataCorp, em 2021, o comércio on-line chegou a marca de 1,59 milhões de sites no Brasil.

"As nossas vendas são feitas on-line e o atendimento é totalmente personalizado. Prezamos pela exclusividade, inclusive, no atendimento aos consumidores e apreciadores da marca", declara Thayna Soares.

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