Vibrante e versátil, o vermelho é uma escolha frequente nos looks de fim de ano. Entretanto, nesta temporada, a cor vai além das festas de fim de ano: é o que garante a consultora de moda e estilo Marina Gazolla.
"Várias tonalidades de vermelho foram desfiladas, como grandes apostas, nas últimas semanas de moda nacionais e internacionais em 2023. Marcas consagradas como Alexandre Herchcovitch, Valentino, Proenza Schouler, Dolce & Gabbana e Michael Kors trouxeram uma profusão de looks, tanto nas coleções de verão, como também de inverno, reforçando a força e poder dessa cor como a grande protagonista da temporada", indica.
A especialista aponta que aquelas mulheres que gostam realmente da cor e se sentem seguras e confiantes em usá-la, os looks monocromáticos são uma boa pedida.
"Invista em peças únicas como vestidos e macacões que poderão ser aproveitados para ocasiões menos formais, jogando com acessórios despretensiosos como rasteiras, bolsas desestruturadas, make leve e cabelo preso informal", orienta.
E para quem ainda está tímida de se jogar no vermelho, Marina também dá dicas. "Vale apostar numa peça menor em vermelho, como uma regata em crepe, que ficará linda com uma pantalona ou short branco em alfaiataria, por exemplo", aponta.
Muitas vezes, o vermelho é associado à sensualidade e ao poder... mas dá para fugir desse clichê nos looks, aponta Marina.
"Opte por peças que tenham um ar romântico, com cortes mais conservadores. Evite decotes profundos, fendas altas e roupas muito justas. Escolher peças que cubram mais a pele pode ajudar a reduzir a sensualidade percebida, como blusas com decotes mais fechados, babados, em tecidos como laise ou linho, que tem um jeito mais natural e delicado", analisa.
Ela ainda salienta sobre a importância de optar por um tom de vermelho que dê confiança. "Nem todos os tons têm o mesmo impacto. Tons mais escuros e profundos tendem a parecer mais sofisticados e menos chamativos do que tons mais vibrantes", diferencia.