Sempre ouvimos dizer que televisão dita tendência. E é verdade. Muitas peças de roupa e acessórios ganham as ruas depois que fazem sucesso em uma novela. Mas assim como acontece na vida real, os personagens fictícios também repetem roupas entre eles, gerando um pouco de estranhamento em alguns telespectadores.
Personalidades do mundo da moda mostram que não há problema no repeteco. Costanza Pascolato já declarou que repetir roupa é chique. A atriz Carolina Dieckmann, habitué de eventos com a presença da imprensa e de fotógrafos, usa o mesmo modelito vários vezes cheia de orgulho. Anna Wintour, editora-chefe da revista "Vogue" americana, também já declarou que não tem tabus nesse assunto: "Uso o mesmo vestido umas 20 vezes. É totalmente válido".
Mas quando se trata de uma novela existe todo um trabalho por trás, até para que o telespectador embarque na trama. São meses de pesquisa para definir a caracterização dos personagens. E, por conta disso, toma-se cuidado para que uma peça não circule em várias produções. Porém, ultimamente, tem sido comum lembrar do look de um ator que já está fora do ar ao ver a roupa que ele usava em outro artista. Ana Maria Braga, em uma matéria para o "Mais Você", chegou a mostrar o acervo de roupas da TV Globo: a emissora tem figurinos guardados de mais de 250 novelas, contabilizando mais de 70 mil roupas e acessórios. Então, acaba sendo natural que um vestido ou outro pule de uma novela para outra, não é mesmo?
O Purepeople, que tem memória e olheiros em todos os programas de TV, faz uma divertida galeria apontando algumas dessas situações.