Mel Lisboa teve um início de carreira promissor na TV. Em 2001, ela foi a protagonista homônima da minissérie 'Presença de Anita', cuja autoria é de Manoel Carlos.
A atriz, que ganhou fama nacional, lembra que o trabalho não foi simples, e que criou alguns traumas em sua vida. "Não consigo lembrar de uma cena específica mais difícil. Lembro que era tudo muito difícil, eram cenas às vezes longas, com muito texto, questões de emoção. E tinha a questão da nudez que, claro, é desconfortável você ter que fazer uma cena nua. Não é um lugar que eu que eu me sinto à vontade. Era tudo muito novo para mim", desabafou ela, em um vídeo publicado em seu Instagram.
Aos 42 anos, a atriz, que trabalhou com Leonardo Miggiorin e José Mayer, não se preocupava com as cenas de nudez: "Para mim, a nudez não era o mais importante, queria fazer bem essas cenas. Foi super complexo, porque eu era muito inexperiente. Apesar de eu ter começado a fazer teatro com 8 anos de idade, nunca tinha feito nada daquela proporção".
Durante o seu relato nas redes sociais, a artista explicou sobre a crise de choro que teve durante a primeira cena da minissérie: "Sempre fui muito autocrítica, eu tenho consciência de quando eu não faço uma coisa bem. Eu olhei, 'paniquei' e comecei a chorar. Ele [Ricardo Waddington] falou: 'Estou te mostrando porque a gente vai regravar. De fato, não ficou bom", explicou a atriz, que em 2020, foi criticada por expor a professora de sua filha na internet.