É fato que a elegância é uma marca registrada dos looks de Meghan Markle, mas, se depender da duquesa de Sussex, outro substantivo vai estar cada vez mais em voga em suas produções: a sustentabilidade. Prova disso foi a escolha do sapato feito por ela para assistir uma competição de vela do Invictus Games - cuja cerimônia de abertura foi marcada por um discurso em que Príncipe Harry citou a gravidez dela -, na Austrália, neste domingo (21). A americana usou um tênis da marca franco-brasileira Vert: fabricado na região de Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, o calçado é produzido com matérias-primas nacionais.
Criada pelos franceses François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, a Vert - que, no exterior ganha o nome de Veja - usa algodão orgânico do semiárido nordestino, borracha selvagem da Amazônia e couro não-proveniente da Amazônia, onde a criação de gado é fator revelante no desmatamento. O Esplar Couro Extra White Black, modelo escolhido pela nova integrante da realeza britânica, que até já ficou descalça durante uma visita à praia durante a viagem, encontra-se disponível no site da marca por R$ 370.
Em outra ocasião na viagem, Meghan Markle aderiu à moda sustentável: ao desembarcar na cidade australiana de Dubbo, ela escolheu um jeans skinny da Outland Denin: de origem australiana, a calça é feita com tecido orgânico e valoriza a mão de obra de mulheres cambojanas. A duquesa também passou o recado do compromisso com empresas socialmente responsáveis ao lançar seu livro, "Together: Our Community Kitchen": no evento, ela usou uma saia da marca inglesa Misha Noono. A grife adota práticas que estimulam o empoderamento feminino, bandeira que Meghan também se comprometeu a levantar como figura pública, como a doação de bolsas de estudo para jovens de baixa renda.
Por conta de protocolos reais, Meghan e Harry só podem revelar o sexo do herdeiro no dia do nascimento. Mas, em vídeo compartilhado por um fã australiano, o filho de Príncipe Charles teria revelado sua preferência: o ruivo aparece caminhando para um evento e ouve de um admirador: "Espero que seja uma menina". "Assim como eu", respondeu ele.
(Por Marilise Gomes)