Meghan Markle surpreendeu os seguidores da conta oficial Sussex Royal no Instagram: a duquesa aparece toda animada e sorridente nos bastidores de uma sessão de fotos para o projeto beneficente Smart Works. A aparição acontece em meio a uma série de polêmicas sobre viagens recentes dela e do marido, como a primeira feita na companhia do filho do casal, Archie, para um destino secreto na Espanha.
O centro da polêmica está relacionada ao uso excessivo de aeronaves nas viagens reais após uma declaração de Harry sobre cuidados com o meio ambiente. Em entrevista à "Vogue" britânica em que Meghan foi editora por um dia, o pai de Archie - batizado pelo casal no começo de julho - declarou que ele e a mulher tinham o desejo de ter apenas mais um filho, para que minimizar a pegada de carbono da família. Posteriormente à afirmação, Harry usou um jatinho particular para visitar Elton John e para a viagem com a mulher e os filhos, fazendo com que a imprensa local criticassem a decisão dos dois, referindo-se ao casal até mesmo como "hipócritas".
Apesar de Meghan e Harry ainda não terem comentado a polêmica, eles foram defendidos nas redes sociais por uma amiga íntima da americana. Jessica Mulroney deu a entender que o racismo era a razão das críticas aos dois. "Querida Inglaterra e imprensa inglesa, digam logo que a odeiam porque ela é negra. E que odeiam ele por ter casado com uma negra. Seu bullying é tão deprimente e óbvio. E tem mais, não é seguro para nós viajar nos mesmos aviões que membros da Família Real e presidentes. Eles são alvos de sequestro e até assassinatos. Não é do interesse das pessoas nos colocar em risco ao se aproximar de pessoas tão poderosas", disse sobre a duquesa, cuja maior aproximação com Kate Middleton aconteceu depois da chegada do filho, Archie.
Meghan Markle, desde que entrou para a realeza, mostrou que não tem medo de quebrar protocolos. No entanto, a Rainha Elizabeth II parece ter interferido nas roupas da mulher do neto para a viagem dela à Escócia. Para que o casal possa encontrar a monarca, Meghan não poderá usar dois itens que aparecem bastante em seus looks. "Calças jeans não são as peças favoritas da rainha. Então, o visual boyfriend norte-americano e jeans rasgados serão deixados em Frogmore Cottage", disse a fonte sobre a peça usada por Meghan, por exemplo, ao marcar presença em Wimbledon este ano. E um calçado também foi rejeitado: "Os saltos de plataforma de corda, os quais sua Majestade odeia com paixão".
(Por Marilise Gomes)