Maya Gabeira cumpriu a promessa de iniciar o ano em cima da prancha. Dois meses depois de sofrer um grave acidente em Nazaré, Portugal, em 28 de outubro, a surfista prometeu em entrevistas e no último dia do ano, em sua página do Instagram, que voltaria a surfar em janeiro. E foi o que aconteceu. "Último dia do ano. Em 2014 estarei lá... dentro do mar!!!", escreveu em 31 de dezembro.
A atleta postou um vídeo nesta quinta-feira (2), onde aparece praticando o esporte, sua maior paixão, na praia de North Shore, no Havaí: "2014 de volta ao mar. Obrigada a todos pelo apoio e ao meu time nota mil! Minha primeira onda após meu acidente. Feliz por estar viva para viver mais um dia", escreveu na legenda.
Nas imagens, é possível perceber que Maya usa uma proteção no tornozelo direito, fraturado depois do acidente, quando tentava pegar uma onda gigante no mar de Nazaré, em Portugal. Na ocasião, a surfista ficou submersa no mar e foi reanimada na areia com ajuda do surfista pernambucano Carlos Burle, antes de ser levada para um hospital.
A surfista de 26 anos estava em Portugal tentando quebrar o recorde do norte-americano Garrett McNamara quando se acidentou. Ele entrou para o Guinness Book, o livros dos recordes, ao surfar uma onda de 78 pés (24 metros - equivalente a um prédio de oito andares), em 2011. Ela é considerada uma das principais big riders (surfistas de ondas gigantes) do mundo. Entre seus títulos estão um ESPY Awards (2009), considerado o "Oscar dos Esportes", e cinco títulos mundiais de ondas gigantes (2007/2008/2009/2010/2012). A prática arriscada deixa marcas. Ela já quebrou o nariz dez vezes.
A filha do ex-deputado Fernando Gabeira retornou ao Brasil no início de novembro, onde iniciou o tratamento do tornozelo.