Após as publicações com conteúdos homofóbicos que levaram à demissão do Minas Tênis Clube, Maurício Souza continuou defendendo seu posicionamento sobre o tema. Nas redes sociais, o jogador de vôlei publicou um vídeo agradecendo o aumento do número de seguidores e ainda mandou uma indireta a Douglas Souza, companheiro de Seleção. A atitude do atleta não foi bem vista e parlamentares denunciaram a postura de Maurício.
Na quinta-feira (29), Maurício publicou um vídeo no Instagram explicando que a culpa por ter sido demitido não foi do Minas. Em sua fala, o atleta soou novamente homofóbico.
"O Minas não teve culpa nenhuma. A culpa foi a turma da lacração fazendo pressão em cima dos patrocinadores. O meu diretor e o meu presidente fizeram o máximo para me segurar dentro da equipe. Infelizmente o time não aguentaria perder tanto patrocínio assim", disse.
Antes de Maurício ser dispensado do clube, Douglas Souza publicou um desabafo nas redes sociais questionando o vídeo de retratação do jogador. Além disso, o atleta também explicou o motivo de ser tão perigoso disfarçar "opinião" com homofobia.
"Nesse exato momento um dos nossos morrem por causa da sua 'liberdade de expressão'", escreveu na legenda de uma foto que dizia: "Obrigado, Fiat, pelo posicionamento. Obrigado por entender que homofobia não é liberdade de expressão ou opinião. Esperamos mais novidade. O famoso 'não vai dar em nada, né?' Toda vez a mesma coisa. Cansado disso de sempre ter uma falas criminosas e o que rola no máximo é uma multa e retratação nas redes sociais. Até quando? Feliz pelas empresas se juntando contra e triste por atletas tentar passar pano nisso. Todos os dias. Todas as horas. Um de nossos morrem. E o que temos? Uma retratação".
Com isso, Douglas virou um dos alvos de Maurício. Após ser dispensado do clube. Na quinta-feira (29) o atleta ganhou seguidores nas redes sociais e comemorou o apoio do público. Mas, o que era para ser um vídeo direcionado aos seguidores, acabou se tornando uma indireta para Douglas.
"Todo o carinho que vocês estão me dando está sendo muito importante. Mais uma coisa é que eu tinha 200 mil, hoje eu tenho 700 mil. E graças a deus eu não precisei ficar sambando em cima de cama, nem desfilando na quadra para ganhar o respeito de vocês", disse, se referindo aos vídeos de Douglas Souza que viralizaram durante a Olimpíada. Vale lembrar que Douglas tem 3 milhões de seguidores no Instagram.
Na última atualização, Maurício havia alcançado 1 milhão de seguidores na rede social.
Nos comentários de uma página de notícias, seguidores ironizaram o posicionamento de Maurício. "Pelo menos o Douglas tem emprego", disse uma. "O emprego que é bom, nada. Enquanto isso Douglas samba, desfila e joga lá na Itália. Só chora", comentou outra. "Calado é um poeta", pontuou um terceiro.
As atitudes de Maurício Souza fizeram um grupo de 20 parlamentares de 13 estados e sete partidos encaminharem uma representação ao Ministério Público de Minas Gerais. Segundo o jornal "Folha de São Paulo", os parlamentares alegam:
"O senhor Maurício Souza tem usado suas redes sociais há muito tempo para disseminar comentários ofensivos à comunidade LGBTQIA+, direta ou indiretamente", diz um dos trechos.
O grupo pede que seja aberta uma ação penal pública contra Maurício por incitação ao preconceito e discriminação homotransfóbica. Além disso, o jogador também teria que pagar uma indenização por dano moral coletivo a partir de R$ 50 mil. Por fim, o atleta teria que excluir as publicações homofóbicas.