Mateus Solano está de férias e assim deve permanecer pelo menos para completar um ano após viver o papel polêmico de Félix de "Amor à Vida". O longo período fora da TV é ordem da própria Globo. De acordo com o colunista de televisão Daniel Castro, o ator está sendo preservado pela emissora e não pode atender a pedidos de atores e diretores nem para ser reserva para próximos projetos.
Uma fonte do colunista teria afirmado que o ator não tem previsão para ser escalado para novelas. A Globo deu férias para Solano ficar longe da telinha até o final de 2014. Entretanto, a volta de Mateus deve acontecer em meados de 2015 e em uma participação curta.
A estratégia é para evitar que o ator, caso apareça precocemente na TV, seja cobrado ao ser comparado ao personagem gay que viveu recentemente.
O cuidado com Mateus Solano não foi o mesmo com Antonio Fagundes, que viveu o pai de Félix em "Amor à Vida". Fagundes está no ar em "Meu Pedacinho de Chão", trama das seis, assim como Bruna Linzmeyer, que voltou a atuar na mesma novela, logo após o final de "Amor à Vida". Thiago Fragoso, par de Mateus na trama das nove, também já tem volta como protagonista da próxima novela de Gilberto Braga. Elizabeth Savala retorna à TV em "Búu", substituta de "Geração Brasil".
Embora esteja longe das telinhas, Solano pode ser visto no teatro e no cinema. O ator está no filme "Confie em Mim", com Fernanda Machado, e também faz a peça escrita pela sua mulher, Paula Braun, "Do Tamanho do Mundo", no teatro.