À espera do primeiro filho, Marilia Mendonça vem enfrentando inchaço nos pés, cansaço e dores na lombar. Para amenizar os incômodos da gravidez, a cantora faz drenagem linfática no corpo para diminuir a retenção de líquido. A massagem, segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Ludmilla Rabelo, alivia dores e desconfortos do período. "A drenagem linfática na gravidez ajuda a diminuir o cansaço nas pernas, o desconforto dos tornozelos e pés inchados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da grávida. Além disso, melhora a circulação sanguínea, a nutrição das células e dos tecidos, diminui o risco de desenvolver varizes e promove um bom relaxamento. Ela pode ser feita de 1 a 2 vezes por semana", explica ao Purepeople.
De acordo com Ludmilla, a técnica acelera o processo de drenagem pelo sistema linfático, mobilizando da linfa até os gânglios linfáticos, eliminando assim o excesso de líquido e toxinas. "A drenagem linfática na gravidez pode ser feita nas pernas, nos braços e no rosto, para isso, deve-se passar creme neutro ou óleo de coco na pele e depois estimular os principais gânglios linfáticos para esvaziar a região para que possa receber o líquido que será drenado. Depois deslizar as mãos nas regiões que devem ser drenadas com movimentos suaves e repetidos na direção correta. É importante ressaltar que os efeitos podem ser sentidos na hora ou algumas horas após a sessão. Além da diferença no espelho, a grávida sentirá muita vontade de fazer xixi, já que o líquido retido é eliminado pela urina", conta a profissional, responsável também por massagem detox em Marilia, que ainda é adepta da desintoxicação através dos pés.
A fisioterapeuta dermatofuncional fala que nem toda gestante pode fazer o tratamento. "A drenagem linfática não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático. Quem não apresenta esses problemas está liberada. Porém, é importante que uma equipe multiprofissional esteja acompanhando essa gestante pra saber com estão os exames e se tem alguma contraindicação para fazer a drenagem. Sempre procurar por profissionais confiáveis para aplicar a drenagem linfática", ressalta.
Na conversa, Ludmilla destaca a posição mais segura para a grávida durante a massagem. "As duas posições mais seguras na drenagem linfática em gestantes são de barriga para cima ou deitada de lado. Devemos perguntar se a gestante está se sentindo confortável", frisa.
Os benefícios da técnica se estendem para o pós-parto, mas alguns cuidados são necessários. "No período pós-parto, a drenagem linfática trabalha como um auxiliar para o retorno da forma anterior, atuando na diminuição da retenção de líquidos, prevenção de celulite e na estimulação do metabolismo. Na maioria das vezes, os obstetras liberam logo após o parto. Em casos de parto cesariana alguns recomendam esperar pelo menos trinta dias até voltar às sessões de drenagem", diz Ludmilla.
(Por Patrícia Dias)