Maria Bethânia, aos 77 anos, é uma das cantoras mais importantes da cultura nacional. Embora leve uma vida discreta e se mantenha consideravelmente afastada da mídia, vez ou outra a irmã de Caetano Veloso faz declarações um tanto surpresas sobre sua vida pessoal.
Em uma entrevista recente para o jornal O Globo, Maria Bethânia revelou que pode se apaixonar tanto por homens quanto por mulheres, apesar do sentido figurado que causou mistério na frase:
"Se eu me apaixonar, pouco me importa se é homem, mulher, cachorro, periquito ou papagaio. Eu amo demais! Gosto de estar apaixonada por uma coisa, por uma pessoa, por uma música. Preciso estar apaixonada por algo, pelo meu jardim, pelos meus bichos, pelo o que for. A paixão é imprescindível para mim", disse a cantora.
A entrevista de Maria Bethânia, que também garantiu ter a sua libido funcionando perfeitamente, gerou muitos questionamentos na internet sobre a sexualidade da cantora e seus parceiros e parceiras ao longo da vida.
E o Purepeople, sempre antenado em tudo que ocorre na internet, reuniu as perguntas mais recorrentes sobre a vida pessoal de Maria Bethânia em um lugar só. Quer saber como a cantora lida sem padrões com assuntos que envolvam sexualidade e religião? Se liga logo abaixo!
Maria Bethânia atualmente é casada com a estilista Gilda Midani, de 63 anos, mãe do ator João Vicente de Castro . Namoradas desde 2017, as famosas oficializaram a união em uma cerimônia intimista 2022, para a surpresa de muita gente, especialmente pela discrição do casal. A estilista é responsável por alguns dos figurinos utilizados pela cantora em shows.
Casada com Gilda Midani, Maria Bethânia não possui um marido e sim uma esposa. Apesar da união ser recente, ao longo da sua vida a irmã de Caetano Veloso se relacionou com alguns famosos, como Antonio Pitanga, Fábio Jr. e Jerry Adriani.
Assim como em sua vida pessoal, Maria Bethânia nunca viu tabus na religião. A cantora é devota de santos católicos, religião que seguiu boa parte da sua vida, e também de Orixás. Em uma entrevista passada, a voz de 'Brincar de Viver' disse que a primeira vez que frequentou um terreiro foi no Rio de Janeiro.
No entanto, Maria Bethânia só virou adepta ao Candomblé quando foi ao terreiro Mãe Menininha do Gantois, na Bahia, junto do poeta Vinicius de Moraes.
Em seu processo de iniciação no Candomblé, Maria Bethânia descobriu os seus Orixás. Segundo a cantora, ela é filha de Iansã, Ogum e Oxóssi.