Nude é a designação do que é desprovido de roupa, é o tom que ao encontro da pele se mistura à cor e desnuda o corpo. Na moda, no entanto, o termo acabou sendo atribuído ao bege e aos tons pastéis, deixando de lado a diversidade das cores de pele ao abranger apenas o fragmento da população mundial de cor clara. Mas o momento é de mudanças positivas neste cenário: Kanye West – que em apenas 15 minutos viu os tênis que desenhou para a Adidas serem esgotados –, por exemplo, fez sucesso com sua coleção Yeezy, em 2015, ao abraçar uma grande gama de nudes. Conheça outras marcas que estão quebrando conceitos e disseminado a variedade dos tons!
Em 2013, o designer de calçados francês Christian Louboutin – cujas criações fazem sucesso entre famosas como Larissa Manoela e a atriz Isabella Santoni, que usou um modelo nude da marca no baile de gala da amfAR –, criou uma coleção-cápsula com cinco tons diferentes de nude para atender melhor à diversidade da pele do público feminino. "O nude não é uma cor específica e, sim, um conceito", afirmou o estilista na época. Com o sucesso do lançamento, a coleção virou um linha fixa e, em 2016, ganhou duas novas cores e o modelo de sapatilha bailarina. E não para por aí! Ao apresentar a nova coleção de verão da grife, no último dia 28, Louboutin surgiu com mais duas novidades: os modelos Christeriva, tipo peep-toe, e Cherrysandal, com plataforma e salto grosso, agora estão disponíveis em uma palheta com sete tons de nude.
A dança já inspirou Christian Louboutin em suas criações, e foi exatamente nesse universo que surgiu a Mahogany Blues Dance Apparel, marca dedicada à produção de collants em quatro diferentes tons de nude. Criada pela americana Whitney Bracey, ela ainda oferece tamanhos variados das peças, que vão do PP ao GG, para não só se adequar aos tons de pele, mas também aos diferentes tipos de corpo dos dançarinos.
Cada vez mais, as marcas de lingerie começam a explorar a abrangência do nude em suas coleções. É o caso da californiana Naja, que promove a capacitação e o empoderamento feminino por meio de seus produtos e oferece sete variedades da cor-conceito em calcinhas e sutiãs. A marca Nubian Skin, por sua vez, disponibiliza quatro tons de nude para lingeries e meias-calças.
Beges ou estampados: era essa a variedade que o americano Toby Meisenheimer, pai de cinco filhos, encontrou ao procurar curativos para uma das crianças. A primeira opção, no entanto, não correspondia à cor de pele do pequeno Kai, que é negro. Ele, então, resolveu abrir sua própria empresa e preencher a lacuna no mercado criando a Tru-Colour Bandages, que oferece três tipos de curativo em tons mais escuros que os tradicionais.
(Por Vanessa Nogueira)