O que não fazer na hora de se maquiar? Essa é uma pergunta muito comum para quem é fã de make. Nós já demos algumas dicas por aqui sobre os erros de maquiagem que podem envelhecer o visual, além de te contar os principais errinhos de beauté que podem causar envelhecimento na pele antes do tempo.
Agora, que tal conferir os principais erros na hora de maquiar o olhar? Os olhos são, geralmente, a parte do rosto que mais chama atenção e, por isso, uma boa maquiagem nessa região, com cores e efeitos que abrem e iluminam o olhar (veja essas dicas da Kylie Jenner), é superimportante.
E se você usa óculos de grau, esse é um motivo a mais para aprender a destacar o seu olhar. Confira essas dicas para evitar os erros mais comuns na maquiagem dos olhos!
+ Veja mais dicas de beleza e estilo no nosso especial.
Apesar de o lápis preto ser poderoso em uma make de festa, na maquiagem do dia ele pode transmitir um olhar pesado e de olhos caídos. Se você tiver olhos pequenos, o item, quando aplicado na linha d'água, pode dar impressão de olhos ainda menores.
A dica para deixar os olhos marcados e mais expressivos durante o dia é apostar no lápis marrom, seja na linha d'água ou esfumadinho rente aos cílios. Se você for do dia que não dispensa o lápis preto de jeito nenhum, uma opção é usá-lo para fazer um delineado discreto.
Olheiras são incômodas para todo mundo, mas exagerar no corretivo na tentativa de cobri-las pode levar sua maquiagem por água abaixo! É que se for aplicado em grande quantidade, o produto acaba craquelando abaixo dos olhos. Além disso, o corretivo pode se acumular nos vínculos da pele, que costuma ser mais fina nessa parte do rosto.
A dica para cobrir as olheiras com perfeição é aplicar uma fina camada de corretivo amarelo, para neutralizar, e outra camada de um corretivo mais claro por cima, para iluminar.
Na hora de fazer a preparação de pele com base e corretivo, um errinho que pode deixar seus olhos com aspecto de cansaço é esquecer de aplicar nas pálpebras! Essa parte dos olhos também deve receber base e corretivo para que a cor do rosto fique uniforme.
Além disso, o corretivo nessa área ajuda a fixar melhor a sombra ou o delineador.
Se você aplica máscara de cílios e não confere os olhos depois que o produto seca, saiba que pode estar cometendo um deslize de make! É que a máscara, geralmente, deixa as pálpebras borradinhas de produto, porque as pontas dos cílios costumam encostar na pele.
Embaixo, na parte das olheiras, também pode ficar borrado se você aplicar a máscara e piscar logo em seguida. Por isso, tenha sempre cotonetes por perto para limpar ao redor dos olhos.
Um errinho de make que pode deixar seu olho muito marcado ou caído é não esfumar a sombra de forma adequada, principalmente na transição entre duas cores de sombra.
Elas devem ser esfumadas com um pincel próprio para isso, que costuma ser redondinho e com as cerdas macias para deixar o efeito degradê bem leve e natural.