A maquiagem com olho preto esfumado é uma das primeiras opções que vêm à mente quando o assunto é um visual marcante para a festa à noite. É que o "smokey eye" realça o olhar de qualquer um no ato: é só apostar na técnica queridinha para exibir uma produção de destaque que pode funcionar durante todo o dia - a dica é dosar a quantidade de sombra aplicada ou substituir o pigmento preto pelo marrom, por exemplo. Se "como fazer um olho preto esfumado" ainda é um mistério para você, confira as 6 dicas valiosas que a maquiadora Graziella Silva (@ziellagra_makeup) deu para reproduzir a técnica em casa!
Para começar a maquiagem com o "smokey eye", a dica da expert é usar um lápis preto de ponta macia para fazer um traço rente à raiz dos cílios - a intenção é deixar o pigmento preto difuso e, por isso, não é necessário caprichar na hora de criar a linha. Depois, é só esfumar por toda a pálpebra móvel com o dedo mínimo. "A gente tira um pouco do produto quando esfuma, então é necessário aplicar mais se o objetivo for uma raiz escura", explica. Para arrematar, é só subir um pouco do esfumado no canto externo dos olhos com o mesmo lápis. Feito isso, a base do "smokey eye" está pronta.
"Essa maquiagem pede correção de sobrancelha", comenta Graziella. Como o olho esfumado é bem marcado, os fios costumam ficar apagados na comparação de acordo com a beauty artist. A dica é pentear a sobrancelha com uma escovinha própria para tal, preencher com sombra na mesma tonalidade natural dos pelos - um dos produtos de make indispensáveis para ter no nécessaire de verão - e aplicar uma máscara específica para os fios para dar volume à região.
O mesmo lápis preto que foi usado para construir a base do "smokey eye" também pode ser usado para deixar o olhar ainda mais marcante: é só passar o produto de beauté na linha d'água e borrar com o dedo de leve, com movimentos de fora para dentro. "Quem não gosta do olho muito preto não precisa fazer esse processo", explica a make-up artist. "Faz só em cima e esfuma com lápis marrom embaixo."
Utilize um pincel de esfumar para aplicar a sombra nude no canto externo dos olhos em direção à têmpora. Depois, é só subir pelo arco da sobrancelha e depositar um pouco do produto por toda a parte superior do olho. Para arrematar, repita o processo na parte de baixo também: leve o pincel até a região abaixo da linha d'água e comece a esfumar de fora para dentro.
Aplicar a sombra preta pode até ser uma das partes mais críticas na hora de fazer o esfumado, mas Graziella dá a dica para não errar: com um pincel de esfumar mais durinho em mãos, é só depositar o produto de make de forma mais localizada e rente à raiz dos cílios para não correr o risco de espalhar muito. O processo é simples: "Bato bem o pincel para tirar o excesso de sombra, começo a aplicar na raiz e depois esfumo de leve sem sair do lugar".
"Uma maneira de inserir o 'smokey eye' na make de quem não está muito acostumada é deixar o esfumado mais concentrado na pálpebra móvel", aconselha. "Assim, a produção fica mais suave quando a pessoa está de olhos abertos." Mas se você tiver "hooded eyes" (ou seja, pálpebra coberta pelo excesso de pele abaixo da sobrancelha), a dica é outra: nesse caso, o ideal é que o esfumado suba um pouco mais para a make continuar aparecendo mesmo com os olhos abertos.
(Por Bruna Vilar)