Uma maquiagem com batom vermelho é capaz de deixar qualquer look mais poderoso. No começo do ano, o Pinterest divulgou que batons vibrantes são uma das maiores trends de beauté para 2019. Nas passarelas do São Paulo Fashion Week, ele foi protagonista na maquiagem de várias grifes. Já as passarelas de moda internacionais mostraram que uma das nuances favoritas do outono/inverno 2019 é o batom vermelho amarronzado, com aquele fundinho "queimado" para aquecer os dias frios.
O batom vermelho não se restringe apenas as makes da noite. Dá para apostar no red lips durante o dia, tanto para eventos quanto para o look de trabalho. Uma das dicas é combinar com a roupa, pensando na produção como um todo: escolha peças de tons claros e sóbrios, como branco, bege, tons pastel e tons de nude. Com peças de alfaiataria, o batom vermelho garante um visual ainda mais elegante e chique. Outro detalhe é ficar atenta à nuance: se for uma make para o trabalho, vale apostar em cores que não sejam vibrantes, como o alaranjado. Agora, se for uma festa durante o dia, vale brincar com qualquer nuance de vermelho!
É iniciante no mundo do batom vermelho? Nossa dica é começar a usar o item criando uma das makes mais clássicas, que é a make feita com a pele leve e olhos simples, apenas com cílios volumosos e alongados. Esse tipo de maquiagem é curinga para qualquer ocasião e ainda garante um toque vintage ao visual. A dica é preparar a pele com uma base de cobertura média ou um BB Cream ou CC Cream - se a make for para o dia - e fazer um contorno bem leve, finalizando com poucas pinceladas de blush. Nos olhos, nada de lápis para não deixar o look pesado: use a máscara de cílios para deixar os fios mais volumosos e longos, abrindo o olhar.
Aplicar o batom vermelho sem borrar e ainda fazer a cor durar o dia inteiro é possível! Primeiro, para dar um help na fixação, a dica é usar um pouco de corretivo como "primer" nos lábios antes de aplicar o item. Dessa forma, o corretivo vai fixar o batom por mais tempo. Depois, evite passar o batom diretamente nos lábios: o truque é fazer o contorno dos lábios primeiros, começando pelo arco do cupido (o centro do lábio superior) e contornando o restante da boca. Agora, sim, está liberado preencher os lábios com o batom! Se ficou algum borradinho, basta usar um cotonete com um pouquinho de corretivo ou demaquilante para "apagar".
(Por Beatriz Doblas)