Muitas crianças dos anos 1980 se divertiram ao som do Trem da Alegria. Em 1984, Luciano Nassyn se juntou a Patrícia Marx para fundar o grupo após convite dos compositores Michael Sullivan e Paulo Massadas. No ano seguinte, Juninho Bill e, em 1986, Vanessa entraram na banda. Hoje, trinta anos depois da formação original, as crianças cresceram e cada um seguiu seu caminho.
O Purepeople, então, mostra como está Luciano, que segue na música e lançará seu novo álbum em breve. Com 9 anos, ele entrou para o "Trem da Alegria" após ficar em quarto lugar no 1° Festival Internacional da Criança, exibido pelo SBT, em 1983. Desde então, ele já sabia qual gênero musical seguiria. A apresentação do então menino no evento foi com a música "Rock da Lanchonete" e, a partir daí, passou a seguir os passos de Elvis Presley, de quem sempre foi fã.
"Sempre gostei de rock. Fui aos Estados Unidos ainda criança e conheci muita coisa, tive muitas referências. Iron Maiden é uma delas. Comecei a gostar da banda em 1985 e trago comigo até hoje", afirmou Luciano em conversa com o Purepeople.
É com esta pegada com o cantor lançará seu mais novo disco, agora em março, em contrato com a Warner Music. "Um algo além do satélite" é uma coletânea que unirá as canções de dois discos. "Estou muito feliz com esta nova fase. Vamos começar a divulgar o CD e fazer a distribuição. Ainda em março, começaremos uma turnê de cinco shows pelo Brasil", conta Luciano.
Antes de assinar com a gravadora, ele trabalhava de forma independente. "É difícil conseguir se manter no mercado sem um suporte de uma grande empresa, mas, graças a Deus, eu tive essa felicidade. Agora vamos começar essa nova empreitada", continua ele, que teve como uma de suas maiores conquistas ganhar o trófeu TOP TVZ como Melhor Artista Nacional, em 2010. "Foi um grande reconhecimento por toda minha carreira na música. Fiquei muito feliz mesmo", conta ele.
O cantor lembra com carinho da época de Trem da Alegria, tempo que, para ele, foi muito importante para o profissional que é hoje. "Tenho muito carinho por aquela época, foi a minha base, aprendi muito com todas as pessoas que passaram pelo meu caminho", afirma Luciano, que, durante algum tempo, se apresentou em festas cantando as músicas que fizeram sucesso no Trem da Alegria. Ainda hoje, quando chamado para eventos de empresas e até casamentos, o cantor deixa os presentes saudosos com as canções que fizeram sucesso no grupo infantil.
Luciano conta que ainda mantêm contato com Patrícia, Juninho e Vanessa. "Nos falamos pouco. Grande parte das vezes pela internet. É complicado uma aproximação porque estou muito focado no meu trabalho e estamos, musicalmente falando, em lados opostos".
Trinta anos depois de ter entrado para o Trem, Luciano afirma que não toparia uma apresentação comemorativa. "Este tempo foi muito bom, nós éramos muito felizes, mas meu som hoje é outro. Eu lembro desta época nos shows que fiz e nos que faço com minhas músicas", finaliza.