Letícia Sabatella surpreendeu ao revelar no podcast "Papagaio Falante", comandado por Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, que recentemente, aos 52 anos de idade, foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), distúrbio que também acomete Romeo, filho mais velho do apresentador Marcos Mion.
"A sensação de receber o diagnóstico foi libertadora. Estou ainda nesse flerte de buscar a melhor compreensão sem desespero algum em relação a isso", contou a artista, em entrevista ao "Fantástico" deste domingo (17).
Segundo a namorada do também ator Daniel Dantas, por quem se apaixonou há quase 30 anos, mas só engatou um romance há 4, ela se percebe diferente das outras pessoas da mesma idade desde pequena. "Quando eu tinha 9 anos todas as meninas do colégio pararam de falar comigo por causa do meu jeito. E eu não entendia por quê", recordou.
Uma das características do autismo, a hipersensibilidade sensorial faz parte da vida de Letícia Sabatella. Em especial, a sensibilidade auditiva. "Tem horas que eu chego a passar mal [com muito barulho]. Parece uma agressão", revelou a artista, que tem o grau 1 [o mais leve] do transtorno.
Mas assumiu que não são apenas barulhos altos que a deixam aflita. "Eu gosto muito do toque, mas se alguém fica fazendo assim [mostra, fazendo repetidos movimentos com as mãos em sua pele] dá vontade de pedir pra parar", explicou o incômodo.
Segundo Letícia, outra característica que vem do autismo e desta sensibilidade à flor da pele são os episódios de explosão que costuma ter - e se arrepender - após receber muitos estímulos. "Ou tem a ver com o cansaço ou ansiedade. E eu sinto que houve uma injustiça de compreensão. Mas a minha vontade era de não ter reagido daquela maneira", pontuou.