O primeiro capítulo da novela "Terra e Paixão" teve assassinato, uma história movimentada que soma bons motivos para você assistir, e memes nas redes sociais! Assim como "Pantanal", a trama de Walcyr Carrasco se passa no Mato Grosso do Sul e os internautas acabaram comparando a nova novela com o folhetim de Benedito Ruy Barbosa.
Um usuário do Twitter comparou Juma (Alanis Guillen, no remake) e Cândida (Susana Vieira, em "Terra e Paixão") quando ambas usaram uma espingarda em suas defesas. "'Terra e Paixão' se passa anos após 'Pantanal', olha a Juma continua a mesma...", ironizou. "Adorei a fotografia das cenas, lembra 'Pantanal'", reforçou uma segunda.
"Gente? É impressão minha ou a novela 'Terra e Paixão' tem o mesmo enredo que 'Pantanal'?", concordou uma terceira. E teve quem não deixasse de fazer uma referência à novela anterior. "Estou achando essa novela meio vibes 'Pantanal' e já surrou tanto 'Travessia' com 20 minutos", alfinetou.
Houve ainda elogios para Barbara Reis, atriz que pela primeira vez dá vida a uma protagonista. "Tomara que 'Terra e Paixão' seja para ela o que 'Pantanal' foi para Isabel Teixeira (intérprete da Maria Bruaca)", desejou outro. Veja reações!
De acordo com índices preliminares (os consolidados serão conhecidos nesta manhã, 9), "Terra e Paixão" largou com 24.2 pontos na Grande São Paulo. A marca foi um ponto menor que "Um Lugar ao Sol", o que marca a pior estreia das novelas das oito/nove da Globo em toda a história.
Para efeito de comparação, "Travessia" chegou ao fim com 29.2 e a reprise do último capítulo teve 20.8. Já a apresentação especial de "Terra..." ficou com 27.1 (sexta), 17.9 (sábado) e 20.6 (domingo). Já a estreia de "Travessia" somou 25.9 em outubro.