Ela atua em novelas e filmes, samba no Carnaval carioca e agora está cantando. Juliana Alves está em cartaz com a peça "Forrobodó - um choro na Cidade Nova", readaptação da obra escrita em 1912 com músicas de Chiquinha Gonzaga, e que marca a estreia da atriz como cantora, o que sempre foi uma vontade de Juliana.
"Eu cantava bastante quando estava sozinha, mas nunca tive coragem de fazer isso em público. No curso de teatro eu pratiquei um pouco, mas me dediquei mesmo às aulas de canto quando recebi o convite do diretor André Paes Leme para uma audição da peça", conta Juliana, que vive Sá Zeferina no espetáculo. A moça é disputada por Escandanhas e Guarda Noturno, personagens dos atores Flávio Bauraqui e Érico Brás, respectivamente.
A preparação para a peça exige bastante da voz da artista. Ela faz aulas de canto particulares uma vez por semana e ainda se prepara nos ensaios de "Forrobodó". Mesmo sua atuação no musical sendo sucesso de crítica, Juliana garante que não pretende enveredar pelo caminho da música.
"Eu quero me aprimorar no canto, mas apenas em função da carreira de atriz, pensando no teatro", afirma Juliana, que interrompeu as aulas de canto quando começaram os ensaios da peça, pois ela precisava conciliar com a faculdade de teatro.
"Eu sempre me envolvi com atividades artísticas e sabia que, de uma forma ou de outra, eu sempre atuaria como artista. Estou adorando! A faculdade está me ajudando a me conhecer melhor, estou investigando caminhos novos e fazendo descobertas", diz Juliana, que foi aluna do diretor de "Forrobodó", André Paes Leme, na universidade.
Em 2013, a atriz priorizou o teatro e os estudos, já que, desde que começou na TV, em 2003, tem feito diversos trabalhos. De 2007 a 2011 foram quatro novelas e várias participações em séries.
"Esta sequência me deu uma maturidade que diminuiu a minha ansiedade pra novos trabalhos e aumentou a minha responsabilidade e minha consciência de que devo cuidar dos próximos passos", explica, deixando claro que não quer ficar muito tempo longe da TV. "Estou vivendo um momento de muita realização como artista. Em breve volto à televisão".
Além das telinhas e das telonas, Juliana também está no cinema. A morena lança no final do ano o filme de suspense "Isolados", após estrear na sétima arte, em 2011, no longa "Vamos Fazer Um Brinde" e fazer uma participação em "E aí, Comeu?", de Bruno Mazzeo.
"Ainda este ano começo a rodar mais um filme no Rio. Será muito bacana, mas ainda não posso dar detalhes. Estou muito feliz com o projeto", adianta.
A atriz está em cartaz com a peça "Forrobodó – um choro na Cidade Nova", mas o nome dela também é muito ligado a outro ritmo: o samba. Ela é rainha de bateria da Unidos da Tijuca, no Carnaval carioca. Em 2014, a agremiação traz o ex-piloto de F1 Ayrton Senna no enredo.
"As atividades já começaram. Eu fui ao lançamento do enredo, na apresentação do novo primeiro casal e do novo intérprete, e no primeiro ensaio para conhecer os sambas concorrentes. Estamos muito empolgados com este enredo. Está tudo ótimo!", finaliza.
(Por Laís Fernandes)