Antonia Fontenelle causou polêmica no mundo do samba ao citar a Imperatriz Leopoldinense em vídeo que criticava a roupa escolhida por Janja na posse de Luis Inácio Lula da Silva (PT) como Presidente da República.
Nos Stories do Instagram, a apresentadora comparou o look da primeira-dama à velha-guarda da escola de Ramos enquanto acompanhava a cerimônia pela televisão.
Após a crítica de Antonia Fontenelle, a presidente da agremiação, Cátia Drumond, enviou ofício para a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), solicitando que a youtuber não seja credenciada para qualquer finalidade ou função.
Em nota, a escola convidou Janja para ser madrinha da ala no desfile deste ano. "Após os ataques à primeira-dama do Brasil e à nossa agremiação, convidamos publicamente a querida @janjalula para desfilar como madrinha de nossa galeria da velha-guarda no carnaval de 2023", postou nas redes sociais.
Muita gente do samba e da classe artística vibrou nos comentários do post com aplausos e apoio à atitude da escola, como a cantora Tereza Cristina; Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira; o influenciador Rene Silva; Marcelo Adnet; Quitéria Chagas; Carla Prata; a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis e mais nomes.