J. Cole se tornou um dos artistas mais comentados dos últimos dias. O motivo? Seu hit "She Knows" foi amplamente envolvido nas teorias da conspiração do caso P. Diddy. O que muita gente não se lembra é que, no ano em que lançou essa música, o rapper esteve envolvido em uma grave controvérsia com capacitismo.
Em junho de 2013, Drake, que cancelou um show no Brasil por motivos polêmicos, lançou quatro músicas como prévia de seu álbum "Nothing Was the Same", que se tornaria um dos mais aclamados de sua carreira. Entre elas, estava "Jodeci freestyle", uma parceria com J. Cole.
Em um dos versos, Cole canta: "Eu sou artístico e vocês são autistas retardados". O artista foi alvo de uma série de reclamações e protestos, incluindo, da famosa organização norte-americana Autism Speaks.
Ambos os cantores admitiram o erro e se desculparam. A música foi relançada 6 anos depois em uma coletânea de Drake, dessa vez, com os versos capacitistas censurados.
"Sirvo como um exemplo para a atual geração de que não há nada de legal em comentários maldosos sobre alguém com autismo. Pessoas com essa desordem e seus entes queridos já passam por tantas coisas, a última da qual precisam é ouvir alguém dizendo algo tão ignorante quanto o que eu disse", disse. J. Cole.
Drake se pronunciou no dia seguinte: "Eu compartilho essa responsabilidade e peço as mais sinceras desculpas pela dor que isso causou... Indivíduos com autismo têm mentes brilhantes e criativas e as qualidades deles não devem ser desacreditadas ou diminuídas. J. Cole e eu acreditamos que é a decisão certa, responsável e respeitosa tirar o verso da letra".