Todo ano, quando começa a esfriar, começamos a pensar em qual bota será a eleita para o inverno. Em meio a tantas opções e tendências, é possível rolar uma confusão sobre qual modelo combina com o seu estilo e com o que você já tem no guarda-roupa.
Do visual rocker ao estilo boho, um dos favoritos em festivais como o Coachella, todos têm uma bota que complementa perfeitamente o look. A gente apresenta aqui os modelos em alta e como você pode usar cada um.
O modelo mais fashion é, também, o menos simples de usar. A ousada Anitta adotou as OTK para o figurino de seu show. A over the knee (que significa "sobre o joelho"), em inglês, pode alongar a silhueta e deixar uma mulher poderosa. Mas também é capaz de causar desastres.
O importante é saber como vestir. Como é um modelo que já chama bastante atenção, a sugestão é combinar com peças mais "limpas", como minissaia jeans, vestido preto, legging, jeans ou chemise. Apesar de vermos mais o modelo ser usado com comprimentos míni ou sobre uma calça mais justa, a over the knee também fica muito chique também com comprimentos mídi. E vale lembrar: é o tipo de acessório que levanta qualquer look!
As botas que parecem meias são bem simples de combinar. Em geral, o modelo tem cano médio, que vai até o meio da panturrilha e é bem justinho, como uma meia (daí o nome!).
As sock boots são fáceis de usar e ficam bem com quase todos os modelos de calça, saia e vestido. Têm um toque sexy e complementam muito bem looks para arrasar na noite, como propõe a Animale em sua coleção para o verão 2019.
e usada na mesma cor que a calça, ou saia longa, por exemplo, dá aquela alongada extra na silhueta! Mas para criar um visual bem fashion, é legal combiná-las com outras peças que estão em alta. A minissaia de vinil, o mom jeans e a pantalona formam looks lindos com as sock boots!
Desde o inverno passado, a polêmica bota branca reapareceu no radar fashion, desafiando as habilidades de estilo de quem gosta de seguir tendência. Para não encarar um estilo "Xuxa nos anos 80" vale combiná-la com looks mais básicos, como o velho jeans + camiseta ou um vestido preto.
Para inovar, o branco total fica inusitado e elegante ao mesmo tempo. Já para fazer um estilo se arriscando um pouco menos, também estão em alta as botas vermelhas, como a que Giovanna Ewbank escolheu para combinar com um vestido xadrez, e metalizadas. Elas são fashion e um pouco menos polêmicas.
O segredo dos modelos coloridos é que eles levam toda a atenção do look para os pés. Por isso, para construir um visual com harmonia, vale pesar menos a mão na roupa. Quem é do tipo que não tem medo de ousar, no entanto, pode se jogar na extravagância. O vermelho, por exemplo, é a cor queridinha do ano de 2018 e fica bem até em look total!
O modelo de bota curtinha, que vai até o tornozelo (ankle boot), com acabamento brilhante veio para ficar. A peça acende qualquer look mais basiquinho e torna um visual estiloso no ato, como dá pra ver no look da Anitta para jantar com o marido!
Outra vantagem é que, se você comprar um par de botas mais neutro, ele sobreviverá a várias temporadas. É que apesar de ser super trendy agora, o verniz não sai de moda.
O estilo cowboy com bico fino é o modelo mais quente do momento. Apesar de ser trabalhada e cheia de detalhes, a peça é versátil e combina com vários estilos: do mais moderninho ao boho, como mostra Grazi Massafera na pele da personagem Lívia.
Combine com uma saia longa para fazer o estilo mais boêmio, ou com legging e camisa branca para dar apenas um toque fashion ao visual.
Em alta há várias temporadas, o coturno traz peso e informação de moda ao visual, sendo uma boa alternativa ao tênis na hora de compor o look. A peça tem uma pegada rocker, e combina com quem faz um estilo mais urbano, como Sophie Charlotte escolheu para evento.
É importante saber que um look composto com coturno sempre será mais casual. Por outro lado, não tem erro para combinar: vai com tudo! Jeans, minissaia, vestidos mais ousados e até num visual mais romântico.
(Por Deborah Couto)